quarta-feira, 27 de maio de 2015

HANGAR: actividades de Maio a Setembro


Inserido no programa 180º Artistas a Sul, começa no próximo dia 29 de Maio, no Hangar, Centro de Investigação Artística, o Ciclo de Cinema Angolano, que contempla três janelas temporais do cinema angolano: as políticas culturais do pós-independência,a tentativa de desenvolvimento de novas políticas culturais no pós-guerra e a regência da produção independente.
O filme de arranque deste ciclo é "O Ritmo do N'Gola Ritmos" (1978) de António Ole, que vai ser exibido no dia 29 de Maio, às 18h30, e a que sucede uma conversa de Ana Balona de Oliveira, investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e no Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa e Professora Assistente no Courtauld Institute of Art, Universidade de Londres. 

Até Setembro vai ser ainda possível conhecer as obras de realizadores, como: Antonio Ole, Ruy Duarte de Carvalho, Zezé Gamboa, Maria João Ganga, Mário Bastos, Kiluanje Liberdade, Inês Gonçalves e Ondjaki. 

Já no próximo dia 5 de Junho, às 18h30, acontece a sessão GPS – VÍDEO ARTE DAS CARAÍBAS, com projecção de sete vídeos, que olham para o lugar da sociedade e do indivíduo em constante mudança no contexto sócio-cultural da região do Caribe. Os artistas participantes são: Argelia Bravo (Venezuela), María Teresa Díaz Nerio (República Dominicana), María Elvira Dieppa (Colômbia), Joëlle Ferly (Guadalupe), Pascal Meccariello (República Dominicana), Sheena Rose (Barbados) e Lázaro Saavedra (Cuba). A organização desta sessão é de Carlos Garrido Castellano

A exposição Princípio Tautológico continua até ao dia 27 de Junho, na galeria do Hangar.  No âmbito desta exposição, o Serviço Educativo tem agendada uma visita guiada para escolas no dia 28 de Maio e para o público geral no dia 30 de Maio.

Para as crianças durante todo o Verão, o Mini-Hangar apresenta vários ateliers, dirigidos a crianças entre os 5 e os 9 anos: Viagens Imaginárias Pelo Mundo (29 de Junho a 3 de Julho), Fabulário (6 de Julho a 10 de Julho), Museu de História Natural de Biologia Inventada (13 de Julho a 17 de Julho), Criações Irrequietas (20 de Julho a 24 de Julho), Jogos Reflectores de Luz (27 de Julho a 31 de Julho).

O HANGAR tem direcção e coordenação de Ana Almeida (Serviço Educativo), Andreia Páscoa (Produção), Bruno Leitão (Curadoria) e Mónica de Miranda (Direcção Artística).