quinta-feira, 21 de maio de 2015

HANGAR: abertura e inauguração da exposição Princípio Tautológico


É já amanhã, sexta-feira, dia 22 de Maio, às 20h, que decorre a abertura do HANGAR, Centro de Investigação Artística, com a inauguração da exposição Princípio Tautológico.

O HANGAR é um espaço de convergência de diversas áreas e processos criativos contemporâneos e um ponto de confluência de várias geografias, tendo como pano de fundo a cidade de Lisboa. As actividades desenvolvidas no HANGAR enquadram-se nos seguintes eixos programáticos: Exposições, Ateliers de Artistas, Residências Artísticas, Programa de Participação (Serviço Educativo) e Programa de Investigação (Seminários e Edição).

À abertura do Centro, alia-se a inauguração da colectiva Princípio Tautológico, a primeira de uma série de exposições e actividades em torno da autoreferencialidade e da crítica institucional como forma de questionar o próprio sistema de arte, com curadoria de Bruno Leitão. Esta exposição inclui trabalhos dos artistas Cristina Garrido, Daniel Barroca, Igor Jesus, Javier Nuñez Gasco, João Ferro Martins, João Paulo Serafim, Paolo Chiasera, Sara e André e Los Torreznos (em performance no dia 26 de Junho).

No âmbito desta exposição, o Programa de Participação apresenta actividades para crianças e adultos. João Paulo Serafim conduz o workshop Museu_Ficção e Criação. Com Ana de Almeida e Mariana Ramos, as crianças e famílias poderão Começar em Branco, um workshop criativo sobre a exposição.

No dia 25 de Maio tem também início 180º ARTISTAS AO SUL, programa de residências artísticas financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e organizado em parceria com o CEC-FLUL. O programa, orientado a artistas oriundos de Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, inclui um programa de investigação organizado por Ana Balona de Oliveira, Migrações Artísticas Em e Para Além de Lisboa, um Ciclo de Cinema Angolano, organizado por André Cunha, e outros eventos públicos. Irineu Destourelles inaugura o programa.

O Mini-Hangar é o espaço dedicado às crianças e famílias. Em colaboração com artistas de várias áreas, organizamos actividades criativas e lúdicas, relacionadas com as residências e as exposições. O Mini-Hangar oferece também actividades para o Verão.    

O HANGAR tem direcção e coordenação de Ana Almeida (Serviço Educativo), Andreia Páscoa (Produção), Bruno Leitão (Curadoria) e Mónica de Miranda (Direcção Artística).

O HANGAR tem apoio do Programa BipZip Parcerias Locais – CML, Direcção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Triangle Network, Junta de Freguesia de São Vicente, Planeta Tangerina, Orfeu Mini, MUSA, ITP, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Gasworks (Londres), Beyond Entropy e Orfeu Negro.
A Exposição Princípio Tautológico tem o apoio financeiro da Acción Cultural Española, para os artistas espanhóis.