quinta-feira, 21 de maio de 2015

Estreias de cinema de 21 de Maio de 2015

Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Pássaro Branco

Apaixonada e sem preocupações de maior, Kat Connors, de 17 anos, sente que tem a vida pela frente. Mas essa sensação de felicidade altera-se quando, sem qualquer razão que o justifique, a mãe desaparece. Apesar da estranheza do sucedido, a jovem tenta adequar-se às novas circunstâncias e continuar o seu caminho rumo à idade adulta. Porém, tendo crescido num ambiente opressivo, a rapariga pouco se apercebe da ausência da progenitora, de quem, ao longo dos últimos anos, tinha vindo a distanciar-se. Até que um dia, ao regressar da escola, descobre os verdadeiros motivos da partida da mãe, assim como a sua própria recusa em avaliar a sua vivência familiar até àquele momento…
Com argumento e realização de Gregg Araki, um filme dramático que adapta a novela homónima da escritora e poetisa norte-americana Laura Kasischke. No elenco, os actores Shailene Woodley, Eva Green, Christopher Meloni, Gabourey Sidibe e Angela Bassett.




A Última Carta de Galípoli

Salih Ekrem é um piloto otomano que se esforça por criar a filha depois da morte da mulher. Em Fevereiro de 1915, perante os primeiros ataques da frota britânica a Çanakkale, junto ao estreito dos Dardanelos (que separa a Europa da Ásia e liga o mar Egeu ao de Mármara), Salih é enviado numa missão de reconhecimento. Durante o cumprimento do dever, vê-se compelido a ajudar um grupo de assistência médica que está a ser atacado pela frota britânica. Apesar de gravemente ferido, consegue salvar Fuat, um rapazinho órfão. Durante aqueles dias terríveis, Fuat passa a ser uma inspiração de força e sobrevivência para todos e também o elo de ligação entre entre Salih e Nihal, uma jovem enfermeira que ali chegou como voluntária. Mas quando o piloto é obrigado a regressar a casa, os sentimentos por Nihal são já demasiado fortes para que possam ser ignorados….
Financiado quase na totalidade pelo Ministério da Cultura da Turquia, um filme de guerra que marca o centenário da Batalha de Gallipoli. A realização é da responsabilidade de Özhan Eren ("120"). Os actores Ali Eren e Nesrin Cavadzade dão vida às personagens principais.




Astérix: O Domínio dos Deuses

"Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália está ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma pequena aldeia habitada por irredutíveis gauleses resiste, ainda e sempre, ao invasor. E a vida não é fácil para guarnições de legionários romanos". Assim começam todas as aventuras de Astérix, o gaulês. Nesta, atormentado com a incapacidade dos seus soldados conquistarem aquele pequeno grupo de resistentes, o governador Júlio César percebe que o melhor a fazer é alterar o modo da sua investida e instalar um condomínio de luxo precisamente ao lado da aldeia. Agora, com a tentação à sua frente, serão os habitantes capazes de resistir à invasão romana? Inflexíveis a qualquer tipo de aproximação estarão sempre Astérix e Obélix, que tudo farão para manter os romanos bem longe da sua pequena comunidade de valentes. Infelizmente, os demais gauleses não vão ficar indiferentes a esta provocação romana, por Toutatis!...
Baseado no álbum de banda desenhada "O Domínio dos Deuses" (lançado em França em 1971 e o 17.º assinado pela dupla René Goscinny e Albert Uderzo), uma comédia de animação realizada por Louis Clichy e Alexandre Astier.