quarta-feira, 27 de maio de 2015

Em Junho no Goethe-Institut


No mês de Junho, o Goethe-Institut Lisboa presta homenagem ao Prémio Nobel da Literatura, o escritor alemão recentemente falecido, Günter Grass, com várias actividades, sob o tema "Grass, o cidadão engajado". Nesse contexto, estará patente no Goethe-Institut Lisboa a exposição "Der Butt”, que apresenta obras originais de 1982 do escritor, sobre o seu livro com o mesmo título, de 1977. Haverá também uma mesa redonda sobre o legado de Günter Grass, moderada por Peter Hanenberg, director do CECC - Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Católica.

Durante o próximo mês irá realizar-se o Ciclo Cinema e Ópera, dedicado ao compositor Richard Wagner, cujo 202º aniversário se celebraria a 22 de maio. Neste ciclo vão ser exibidos um documentário do cineasta alemão Werner Herzog intitulado "A Transformação do Mundo em Música" sobre o compositor, no dia 3 Junho, e a ópera "Tristão e Isolda", a propósito do 150º aniversário da sua estreia, em duas partes, nos dias 17 e 24 de Junho.

O livro "Da Ética do Silêncio à Poética do Encontro", de Paul Celan, vai ser apresentado no Goethe-Institut Lisboa, no dia 2 de Junho, pela tradutora Gilda Lopes Encarnação. Já no dia 4 de Junho, a escritora May Ayim estará a apresentar a sua mais recente obra "Ser ou não ser", na Biblioteca do Goethe-Institut, em Lisboa.

No âmbito da Noite da Literatura Europeia, um projecto, que procura despertar o interesse pela literatura europeia contemporânea de uma forma criativa e original, o Goethe-Institut Lisboa irá apresentar no dia 6 de Junho, excertos de "3000 Euros", o mais recente romance do escritor Thomas Melle, que estará presente na sessão. A leitura terá lugar na Padaria de São Roque, no Príncipe Real.

Inserido no programa "Animatographo", um ciclo de cinema dedicado a toda a família que reúne contos pertencentes ao imaginário colectivo, é exibido o filme "Cinderela", em Braga, no dia 13, com o apoio do Goethe-Institut Lisboa.

Para fechar o ciclo de conferências internacionais Crítica e Valor, a professora catedrática de Teoria da Literatura na Universidade Nova de Lisboa, Silvina Rodrigues Lopes, dará uma conferência intitulada "Da Crítica na Transformação do Mundo". Esta conferência tem lugar no auditório do Museu Serralves, Porto, dia 25 de Junho, às 18h30.