quarta-feira, 30 de setembro de 2015

"A Palavra aos Artistas" - A partir de 6 de Outubro


Por ocasião da exposição Narrativa de uma Colecção - Arte Portuguesa na Colecção da Secretaria de Estado da Cultura (1960-1990), que inaugurou a 15 Julho 2015 no espaço do MNAC-MC na Rua Capelo, o São Luiz Teatro Municipal e o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado promovem uma mostra dos filmes realizados pelos Artistas Unidos sobre vários artistas cujas obras integram a colecção.

"Tenho esta certeza: não foi cinzento, foi vibrante o que foi acontecendo, o que, mesmo que timidamente, foi sendo inventado a partir daqueles sufocantes anos 50 deste Portugal ainda com uma ditadura que não mais caia. No silêncio dos seus ateliers - ou só quartos -, à margem ou de costas voltadas para as escolas oficiais que quase todos renegaram ou frequentaram com o tédio sumptuoso da juventude, desenharam-se percursos singulares, obstinados, consistentes, ousados, abertos ao mundo - e que hoje ainda se movem, intransigentes, firmes. Sim, nas artes o mundo abria-se. Seria pobre, pequeno, estreito, nem nos anos 50 nem em meados dos 60 havia "mercado". E, no entanto, é deles que veio o meu mundo, deram-me a visão. Filmar estes artistas, o Nikias Skapinakis, a Ana Vieira, o Bartolomeu Cid dos Santos, o Ângelo Sousa, o António Sena, o Joaquim Bravo, o Álvaro Lapa, o José de Guimarães, tão diferentes todos, tão singulares todos, cada qual tão único, foi filmar obras diferentes, pessoas únicas (e quase todas reservadas) fazer filmes diferentes, ouvir (filmar é ouvir) diferentes músicas, ousar fazer retratos daqueles que tanto se esquivam. Porque esta é também a minha história, também foram estes artistas que me fizeram. E eu queria contar isso, contar o que eles me contaram. Outros haveria, outros talvez venha a haver. São só alguns, são só alguns gestos".
Jorge Silva Melo

"A Palavra aos Artistas"
Co-apresentação: MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
Em parceria com Cinema Ideal e Midas Filmes
Teatro-Estúdio Mário Viegas
Entrada livre sujeita à lotação da sala
(levantamento de bilhetes, até dois por pessoa, no próprio dia a partir das 13h)