terça-feira, 22 de setembro de 2015

Hélder Moutinho - Digressão em Espanha: “Um Fado na Mouraria”


Poeta e intérprete único Hélder Moutinho representa as raízes mais fortes do Fado Tradicional. De uma voz poderosa e rara sensibilidade emocional, Hélder Moutinho é a prova de que ser Fadista é uma condição de vida. 

"Hélder Moutinho: Um Fado na Mouraria" é o retrato de como o Fado exulta a transformação de quem o ouve. Espectáculo com a assinatura de um dos mais importantes poetas e Fadistas do século XXI, traz-nos o ambiente único de um dos bairros mais tradicionais de Lisboa, a Mouraria; a tradição das Casas de Fado; a espontaneidade do Fado Tradicional.

Hélder Moutinho é um dos poucos artistas de Fado que continua ligado às suas raízes do Fado tradicional, onde tudo começou quando ele era apenas uma criança. Este sentido de respeito, protecção e evolução natural levou Moutinho à criação de algumas das mais emblemáticas Casas de Fado em Lisboa.

Nos dias de hoje é responsável pela "Maria da Mouraria" Casa de Fado localizada na antiga Casa da Severa, a primeira grande estrela conhecida da História do Fado. Agora renascida como "Maria da Mouraria", situa-se no coração do bairro da Mouraria, onde se diz que nasceu o Fado. A Mouraria é portanto inspiração maior para o novo espectáculo que Hélder Moutinho nos apresenta.

Músicos

Hélder Moutinho  - Voz
Marco Oliveira - Voz e Viola de Fado
Ricardo Parreira - Guitarra Portuguesa
Ciro Bertini - Baixo Acústico



Sobre Hélder Moutinho

Nasceu e cresceu no Fado. É poeta, compositor e Fadista.

O respeito pelas raízes mais tradicionais levou-o a criar algumas das casas de Fado mais emblemáticas de Lisboa: da Mesa de Frades à Bela Vinhos e Petiscos, em Alfama; das noites de Fado na Fábrica do Braço de Prata ao Chapitô, das margens do Tejo ao Castelo.

Em 2015, para além do reportório que resume o melhor da sua vasta discografia, Hélder Moutinho leva também aos grandes palcos "1987", o seu álbum mais aclamado até à data, onde nos traz Fado tradicional e Poesia do Século XXI.

Hélder Moutinho tem apresentado o seu Fado ao longo do tempo em alguns dos maiores palcos do mundo: o Lincoln Center (Nova Iorque, EUA); Festival de Chicago World Music;  Concertgebouw (Amesterdão, Países Baixos), Festival Músicas do Mundo Rudolstadt (Alemanha), o Ulsan Festival Músicas do Mundo (Coreia do Sul) ou o Palais des Beaux-Arts (Bruxelas).

Nos dias de hoje, Moutinho ocupa um lugar privilegiado no mundo do Fado e da música portuguesa, sendo reconhecido como um dos mais importantes artistas do Século XXI.