quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Estreias de cinema de 17 de Setembro de 2015


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Homem Irracional

O professor de Filosofia Abe Lucas sente-se infeliz, deprimido e sem motivação seja para o que for. Ao mudar-se para uma nova cidade, onde vai integrar o Departamento de Filosofia da Universidade de Braylin, acaba por se ver emocionalmente envolvido com duas mulheres muito diferentes: Rita Richards, uma professora solitária que apenas deseja libertar-se da infelicidade do seu próprio casamento; e Jill Pollard, uma aluna muito inteligente que se sente atraída pela sua aura de sabedoria e desespero algo existencialista. Mas a vida de Abe muda de rumo quando, numa ida a um restaurante com Jill, ouve a conversa de uma desconhecida sobre uma decisão do juiz Spangler. Esse acontecimento, apesar de não ter impacto directo na sua vida, vai alterar de forma drástica o modo como se vê a si mesmo, dando- lhe um novo propósito de existência. Escrito e realizado por Woody Allen, um filme dramático com Joaquin Phoenix, Emma Stone, Parker Posey e Tom Kemp nos principais papéis.



Sem Saída

Quando Jack é convidado para um cargo importante numa empresa no Sudeste da Ásia, encontra aí a oportunidade por que ansiava para iniciar uma nova vida com a sua mulher e filhas. Porém, pouco depois de se instalarem num hotel perto do novo local de trabalho, eles dão-se conta de que algo estranho está para acontecer. Quando, na manhã seguinte, Jack vai à rua, vê-se subitamente envolvido numa violenta insurreição chefiada por rebeldes armados que, de modo a marcarem uma posição política, não se coíbem de executar todos os estrangeiros. Em pânico, Jack tenta encontrar o caminho de regresso ao hotel, pegar na sua família e, no meio do caos, encontrar refúgio na embaixada norte-americana. Numa corrida desesperada, eles apenas poderão contar com a ajuda de um misterioso turista britânico. Mas até onde é capaz de ir um homem quando o que está em causa é a segurança das pessoas que mais ama?
Realizado por John Erick Dowdle, que escreve o argumento em parceria com o seu irmão,  Drew, um "thriller" de acção que conta com a participação de Owen Wilson, Pierce Brosnan e Lake Bell, entre outros.



O Rosto da Inocência

O cineasta Thomas Lang é contratado para adaptar uma obra da jornalista Simone Ford, uma norte-americana instalada em Roma, Itália. Nesse livro é relatado o julgamento de Jessica Fuller pelo homicídio de Elizabeth Pryce, violada e esfaqueada numa casa que partilhavam na cidade toscana de Siena. Para que ele se "situe" no caso e na polémica que gerou no mundo inteiro, Simone acompanha-o na viagem ao lugar onde tudo aconteceu. Mas, depois de visitar o local do crime, Thomas começa a pôr em causa não apenas as motivações de todos os que o rodeiam – sejam eles os produtores do filme ou a equipa de jornalistas envolvidos –, mas também as suas próprias motivações mais íntimas. É então que conhece Melanie, uma jovem inglesa que o guia pelos recantos mais escuros de Siena, onde a maioria dos jovens passa o seu tempo. Com ela, ele vai descobrir o outro lado da história. É então que decide fazer um filme focado em Elizabeth Pryce, a vítima, e não em Jessica e na sua história de violência, culpa e recriminação tão mediatizada pelos média.
Com realização de Michael Winterbottom ("24 Hour Party People", "Um Coração Poderoso", “A Caminho de Guantánamo"), um "filme dentro do filme" vagamente inspirado na obra "Angel Face" (2010), escrita por Barbie Latza Nadeau sobre a verdadeira história de homicídio da estudante britânica Meredith Kercher, em Novembro de 2007. Amanda Knox, uma jovem norte-americana de 20 anos, foi inicialmente incriminada e condenada a 28 anos de prisão pelo assassinato de Meredith, mas foi posteriormente ilibada de todas as acusações. Os actores Daniel Brühl, Kate Beckinsale e Cara Delevingne dão vida às personagens principais.