Começa este sábado a digressão internacional que o Teatro da Didascália apelidou com humor de “Tour Choque Térmico”. Uma viagem que levará a companhia a apresentar-se no quente Rio de Janeiro, Brasil e que será refrescada por uma súbita viragem climática nas águas frias do Mar Báltico, Lituânia.
Depois de ter iniciado a sua rentrée de 2015/2016 com o Festival Contos d’Avó, o Teatro da Didascália começa agora a sua digressão com o espectáculo ONE MAN ALONE que se apresentará no próximo sábado, 26 de Setembro, no Teatro Municipal da Guarda, às 21h30 e logo a seguir, dia 30, no Festival Internacional de Teatro Encontrarte, na Baixada Fluminense estado do Rio de Janeiro. A sua temporada no Brasil conta ainda com mais quatro apresentações do espectáculo ONE MAN ALONE no Teatro Glauce Rocha no centro da “cidade maravilhosa”, Rio de Janeiro, dias 1, 2 e 3 de Outubro.
Num curto regresso ao país natal, a companhia apresenta-se com dois espectáculos no ACASO – Festival de Teatro, primeiro com a sua última criação GUARDA MUNDOS, no Teatro Miguel Franco em Leiria, dia 8 de Outubro às 21h30 e no sábado, dia 10, com o espectáculo ONE MAN ALONE no Teatro Stephens, na Marinha Grande à mesma hora.
Dia 22 de Outubro a companhia parte para o Báltico onde apresentará o espectáculo ONE MAN ALONE nas duas principais cidades Lituanas, Vilnius (a capital), e posteriormente em Kaunas.
Em Novembro a companhia apresentará ainda o seu espectáculo GUARDA MUNDOS no CineTeatro Municipal de Serpa, dia 8 e no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, o espectáculo ONE MAN ALONE no sábado 14, ambos às 21h30.
Esta progressiva internacionalização do Teatro da Didascália tem muito que ver com as opções estéticas e de estilo que a companhia tem vindo a desenvolver ao longo do seu percurso. A utilização do corpo e do movimento como ferramentas privilegiadas na construção dramatúrgica das suas peças facilita a circulação do seu trabalho, diminuindo a barreira linguística normalmente associada ao teatro, que tradicionalmente utiliza a palavra como principal veículo de comunicação com o espectador.
Para além de se internacionalizar através da apresentação das suas criações próprias no estrangeiro, a internacionalização do Teatro da Didascália deve-se ainda à realização do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous, responsável por acolher uma série de projectos internacionais ligados ao teatro e ao circo, projectando consequentemente a imagem deste projecto artístico para lá das fronteiras lusas.