segunda-feira, 28 de setembro de 2015

#smart effect - ou como encolher dois carros


Para quem não conduz um smart, estacionar na cidade é uma tarefa que se pode revelar complicada. Foi precisamente a pensar nas pessoas que não conduzem um smart que a marca decidiu encolher automóveis para ganhar mais espaço na cidade.  Impossível? Não, é o #smarteffect.

O #smarteffect nasce da ideia de proporcionar às pessoas que não têm um smart, a sensação de estacionar um smart. O fortwo é o citadino original, com características únicas e as pessoas sabem disso. Mas uma coisa é saber, outra coisa é experienciar.  

Mas afinal o que é o #smarteffect? É uma experiência da smart em Portugal, que decorreu nas ruas de Lisboa, no Príncipe Real e na Rua do Quelhas, onde quem tentava estacionar entre dois automóveis, via o seu espaço aumentar. 
Como? Os automóveis estacionados encolhiam. Para o efeito, foram construídos dois automóveis especiais que recolhiam no local e em tempo real. 



Curiosidades do processo de produção, desafios e dificuldades
Os automóveis que encolhem foram todos construídos de raiz e em fibra de vidro. Foram necessárias 2 viaturas reais Mercedes-Benz (Classe C Station e Citan) para desmontar peças e para construir os moldes em tamanho real. Algumas das peças originais, como os retrovisores, puxadores, faróis, grelhas, para-choques, foram aplicadas depois nos moldes o que fez com que fosse praticamente imperceptível ver que as viaturas não eram verdadeiras.
O chassis de cada molde é simplesmente uma estrutura que é comandada à distância para “esticar” e “encolher”.

Activação #smarteffect
A ativação decorreu nos dias 14 e 15 de Setembro na Rua do Quelhas (junto ao ISEG) e no jardim do Príncipe Real.

Curiosidades da activação 
Um senhor quis abrir as portas da station para ter a certeza que não estava lá uma pessoa a encolher o automóveis.
Uma rapariga foi perguntar se de futuro iam construir automóveis que encolhem para poder ter mais espaço no estacionamento e nas garagens.
Um senhor não queria acreditar que os automóveis eram falsos pois eles tinham vidros. 
O #smarteffect foi concebido criativamente pela BBDO Portugal em parceria com a produtora Jack The Maker e a RC Racing.