segunda-feira, 21 de setembro de 2015

John Divola - Despite Intensions - 24 de Setembro na Galeria Pedro Alfacinha


A Galeria Pedro Alfacinha tem o prazer de apresentar a primeira exposição individual do artista californiano John Divola em Portugal.

Despite Intensions é uma selecção inédita de nove dípticos, produzidos em meados dos anos 80, que ensaiam ideias recorrentes no seu trabalho ao longo dos últimos quarenta anos — o compromisso fundamental com a fotografia e as suas idiossincrasias através de processos que transcendem o limite das técnicas fotográficas. Permeando as suas imagens com gestos e intenções, Divola aproxima-se da escultura, da performance e da arte conceptual, e evoca uma encenação que é transversal à tradição documental da fotografia.
John Divola nasceu em Los Angeles em 1949. Completou um MFA na Universidade da Califórnia em Los Angeles, em 1974. Professor desde 1975, ensinou em instituições como o California Institute of the Arts e dirige, desde 1988, o departamento de arte da Universidade da Califórnia em Riverside. Foram-lhe atribuídas quatro bolsas pelo National Endowment for the Arts e uma bolsa pela John Simon Guggenheim Memorial, entre outros prémios e distinções. O seu trabalho foi exposto em colectivas no Museu de Arte Moderna e no Whitney, em Nova Iorque, no LACMA e no MOCA, em Los Angeles, e no Centro Georges Pompidou, em Paris; e em individuais no LAXART, em Los Angeles, e no Kunstverein de Friburgo, entre outras. É representado pelas galerias Luisotti, em Santa Mónica, Laura Bartlett, em Londres, e Pedro Alfacinha, em Lisboa.

24 de Setembro a 21 de Novembro
Terça a Sábado, das 15h às 21h
Inauguração: 24 de Setembro, 22h