quinta-feira, 24 de setembro de 2015

TNDM II - "A Mentira" d'Os Possessos



O D. Maria II apresenta, dias 25 e 26 de Setembro, na Sala Estúdio, o segundo espectáculo integrado no Ciclo Recém-nascidos, uma iniciativa anual que dedica um mês de programação a novos artistas e companhias. II – A Mentira, um espectáculo d’Os Possessos, com texto e encenação de João Pedro Mamede, baseia-se na obra da autora húngara Agota Kristof, em que os protagonistas e as situações se reinventam constantemente, e no qual o percurso ficcional de dois irmãos gémeos — que a guerra acaba por separar de forma irremediável — é desmentido por mais ficção, até apenas um deles existir, porque o outro havia sido inventado. 

A primeira edição do Ciclo Recém-nascidos iniciou-se com a estreia de Colecção de amantes de Raquel André e, até 11 de Outubro, apresentará ainda obras recentes das companhias Sillyseason e Terceira Pessoa.

A proposta do colectivo SillySeason – Panorama – inscreve-se no cruzamento de linguagens de vídeo e som, instalação e arquitectura e coloca em cena um espectáculo que questiona as diferentes ideias de História, a partir de uma reflexão sobre o tempo de vida de um homem e da temporalidade própria de um espectáculo. Em cena de 2 a 4 de Outubro.

De 9 a 11 de Outubro sobe ao palco Primeira infância: um fabulário. Partindo do universo dos primeiros anos de vida e das histórias desses tempos, este espectáculo centra-se na figura da Maria Rita, uma criança de nove anos que começou a fazer espectáculos com a Terceira Pessoa aos seis.