terça-feira, 22 de setembro de 2015

Teoria Das Relações Internacionais - Kenneth N. Waltz



Escrevo este livro com três objectivos em mente: primeiro, examinar teorias da política internacional e abordagens à matéria que reclamam ter importância teórica; segundo, construir uma teoria da política internacional que remedeie os defeitos das actuais teorias; e terceiro, examinar algumas aplicações da teoria construída. O intróito requerido para o cumprimento destas tarefas é explicar o que são as teorias e expor os requisitos para as testar.» Kenneth Waltz 

O livro de Kenneth N. Waltz, Theory of International Politics, cuja tradução portuguesa é agora proporcionada ao público pela editora Gradiva, foi publicado pela primeira vez em 1979. O trabalho emergiria rapidamente - no meio de grandes aclamações - como um dos mais brilhantes e rigorosos exercícios de intelecção da realidade internacional. É considerado pela comunidade de especialistas a obra mais representativa em termos teóricos do neorealismo em relações internacionais, estabelecendo-se indiscutivelmente como o texto paradigmático deste domínio do saber. Luís Filipe Lobo-Fernandes - Professor de Relações Internacionais da Universidade do Minho 

Sobre o Autor

KENNETH WALTZ doutorou-se na Universidade de Columbia, onde leccionou até 1957. Desde então, ensinou em Swarthmore, Brandeis e Berkeley, e apresentou diversas conferências em Harvard, na London School of Economics e na Universidade de Pequim. Em 1997 regressou à Universidade de Columbia, onde é actualmente Professor adjunto de Ciência Política.

Durante grande parte da sua carreira, propôs controversas teorias realistas sobre a política mundial. Recebeu em 1999 o Prémio James Madison pelas suas «contribuições para a Ciência Política», atribuído pela Associação Americana de Ciência Política.

É também autor de Man, the State, and War: A Theoretical Analysis (1959), uma obra de referência, e da monografia The Spread of Nuclear Weapons.