quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Nuno Costa apresenta Detox na Culturgest - 9 de Outubro - 21h30


Nuno Costa apresenta “Detox”, o terceiro álbum do já reconhecido nome no que respeita ao Jazz Nacional.
No próximo dia 9 de Outubro, na Culturgest, o guitarrista farse-á acompanhar pelos seus parceiros habituais, num quinteto formado pela cantora Rita Maria, o pianista Óscar Marcelino da Graça, o contrabaixista Bernardo Moreira e o baterista Bruno Pedroso, talentos que pautam o jazz nacional e uma formação onde é cada vez mais notória a cumplicidade adquirida nos últimos seis anos, bem como um consequente som de grupo próprio e personalizado. “Quando quis fazer um grupo, em 2008, escolhi os que melhor me pareciam interpretar e identificar-se com a música. Houve depois um período de consenso entre a própria música e o músico e também tentei sempre, enquanto compunha, imaginar como soaria determinada passagem tocada por um deles. Neste momento, pouco ou nada tenho a dizer no ensaio porque já se me antecipam na grande maioria das vezes. Cresci e aprendi muito a tocar com eles"
Composto apenas por temas originais, o seu terceiro disco afasta-se outra vez dos caminhos mais óbvios e dos mais frequentes clichés do jazz moderno, numa visão singular que remete para quadros cinematográficos com uma forte componente visual e a criatividade que o caracteriza e distingue enquanto compositor. Um reflexo do ADN de Nuno Costa, licenciado e bolseiro da Berklee College of Music em Film Scoring – composição de bandas sonoras. “Nesta altura, nada há na minha vida que não goste de fazer, mas tenho de destacar a composição e interpretação como aquilo que mais me completa.
Assim, após os seus primeiros álbuns enquanto líder, “(...) - Reticências entre Parênteses” (2009) e “All Must Go” (2012) ambos editados pela Tone of a Pitch e que revelaram «provas de uma surpreendente maturidade musical como guitarrista e acima de tudo, como um caso muito sério na qualidade de compositor», Nuno Costa surge em 2015 com “Detox”, um disco que promete abraçar os amantes e simpatizantes de Jazz.


Sobre Nuno Costa
Nuno Costa, nascido em 1980, começou a tocar guitarra aos 15 anos. Em 1998, prossegue os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música.
Posteriormente, ingressa na escola do Hot Clube de Portugal, tendo em 2002 recebido uma bolsa de estudo para a conclusão dos seus estudos. Em 2003, novamente como bolseiro, prossegue a sua formação na Berklee College of Music, tendo terminado o curso de Film Scoring em 2005.
Em 2009, grava o seu primeiro disco, “(...) - Reticências entre Parênteses” para a editora Tone of a Pitch. Em 2012, lança o álbum “All Must Go” para a mesma editora. O seu último disco, "Detox" foi lançado em 2015. Participou ainda em “Depois de Alguma Coisa” de Gonçalo Prazeres (2010), “Fuse” dos QuadQuartet (2012) e “Silk” do grupo Loft (2013).
Nuno Costa, em parceria com o pianista Óscar Graça, conta ainda com um projecto de “Filme/Concerto” que tem tido uma participação assídua em vários festivais de cinema nacionais, com destaque para o Ciclo Invicta.Música.Filmes na Casa da Música, Fike, Faial Filmes Fest, Encontros de Viana, entre muitos outros. Paralelamente a este projecto, trabalha regularmente com realizadores, compondo música para os mais diversos formatos. É ainda co-proprietário com André Fernandes do Estúdio Timbuktu em Lisboa, onde já foram gravados diversos projetos da fileira do Jazz.
Actualmente pertence ao corpo docente da escola de Jazz Luís Villas-Boas (Hot Clube de Portugal) e é aluno do Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento na Universidade de Lisboa.