segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Cantabile 2015: começa amanhã a 6ª edição


Começa amanhã, dia 22 de Setembro, em Lisboa a 6ª edição do Festival Cantabile com cinco concertos gratuitos

Promovido pelo Goethe-Institut Lisboa, o Festival Cantabile regressa em 2015 para a sua 6ª edição, contando novamente com a direcção artística da solista internacional Diemut Poppen. Entre 22 e 27 de Setembro serão apresentados em Lisboa cinco concertos em locais como a Fundação Calouste Gulbenkian, as Ruínas do Convento do Carmo, o Banco de Portugal (Igreja de São Julião), o Palácio Foz e o Goethe-Institut em Lisboa.

Nesta edição, o Festival Cantabile traz a Portugal alguns dos músicos mais prestigiados entre os actuais intérpretes de música de câmara: Barnabás Kelemen (violino), Sebastian Manz (clarinete), Balász Szokolay (piano), Lászlo Fenyö (violoncelo) e Diemut Poppen (viola).

O repertório do Festival Cantabile volta assim a entrelaçar o passado e o presente, oferecendo ao seu público uma viagem musical que vai da época clássica de Mozart e Beethoven até à modernidade de Wolfgang Rihm, György Ligeti ou György Kurtág, passando por grandes compositores românticos, como Schubert, Schumann, Brahms ou Dvorák.

Em destaque estarão novamente as obras dos compositores portugueses António Pinho Vargas (n. 1951) e Luís Tinoco (n. 1969).

No primeiro concerto do Cantabile 2015, que se realiza no dia 22 de Setembro às 19h no Goethe-Institut Lisboa, os Solistas do Estágio Gulbenkian para Orquestra interpretaram obras de Dvorák, Ligeti e Piazzolla.

No dia seguinte, a Fundação Calouste Gulbenkian recebe os Solistas do Festival Cantabile para um repertório que inclui obras de Rihm e duas obras “irmãs” de Beethoven e Schubert: o Septeto de Beethoven e o Octeto de Schubert são consideradas obras “irmãs”, porque sem o Septeto, a obra de Schubert, um quarto de século mais tardia, simplesmente não existiria.

Já no dia 25 de Setembro, as Ruínas do Convento do Carmo torna-se o palco de um concerto único, onde serão interpretadas as obras de Bruch, Luís Tinoco e Beethoven, pelos Solistas do Estágio Gulbenkian e os Solistas do Festival Cantabile.

A música dos compositores António Pinho Vargas, Mozart, Schubert e Chostakovitch chega ao Banco de Portugal, Igreja de São Julião, pelas mãos  Solistas do Festival Cantabile e dos Solistas da Fundação Gulbenkian para um concerto no dia 26 de Setembro, às 19h.

O Festival encerra a sua 6ª edição no dia 27 de Setembro na belíssima Sala dos Espelhos do Palácio Foz com as obras de Schumann, Kodaly, Kurtág, Szokolay e Brahms interpretadas pelos Solistas do Festival Cantabile, onde a obra-rainha é sem dúvida o Quarteto em sol m, op. 25, de Brahms, estreado em Hamburgo, em 1861.

O Festival Cantabile é de entrada livre e condicionada mediante o levantamento prévio de ingressos, disponíveis no local nos dias dos concertos e sujeita à lotação da sala.