Uma obra importante para perceber quando e como as crianças devem estar em contacto com os ecrãs!
Este é um livro que ajuda a perceber em que idade e como introduzir os diferentes ecrãs na vida das crianças, pois do mesmo modo que são seguidas regras na alimentação de uma criança, é igualmente possível conceber uma «dieta de ecrãs». O objectivo é aprender a usá-los correctamente. O autor sublinha que, para tal, será necessário resistir à tentação de idealizar e à tentação de demonizar as tecnologias.
Mas estabelecer regras nem sempre é fácil, pois há vários factores em jogo, incluindo a maturidade da criança, a sua relação com os pais ou os hábitos em casa, por exemplo. O autor imaginou e desenvolveu a regra «3-6-9-12», apresentada neste livro. Num tempo em que se passa muito tempo «colado aos ecrãs» é essencial perceber como estes influenciam o desenvolvimento das crianças e definir algumas regras para a sua utilização.
«A obra 3-6-9-12 que a Gradiva coloca ao alcance dos leitores portugueses sintetiza de forma magistral as conclusões da investigação científica mundial sobre a forma segura de iniciação dos jovens às tecnologias de informação.» - José Magalhães
Sobre o Autor
Serge Tisseron é psiquiatra, doutor em psicologia com larga experiência profissional. A sua vasta obra levou a que fosse um dos principais responsáveis pelo relatório A Criança e os Ecrãs, publicado em 2013 pela Academia das Ciências francesa, sem paralelo entre nós.