quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Dacia com caixa de velocidades pilotada “Easy-R”


No início de 2016 a Dacia irá integrar na sua gama uma nova oferta de uma caixa de velocidades pilotada que recebe a designação “Easy-R”. Associada ao motor a gasolina TCe 90 com Stop & Start, esta caixa, de 5 velocidades, oferece uma maior comodidade de utilização graças à ausência de pedal de embraiagem. A caixa Easy-R será disponibilizada nos modelos Logan MCV, Sandero e Sandero Stepway no primeiro trimestre de 2016. 

Associada ao motor TCe 90, a nova caixa de velocidades pilotada Easy-R concilia consumos reduzidos a um maior conforto de utilização e estará disponível a um nível de preço acessível em coerência com os valores da marca Dacia. 
O motor TCe 90 Stop & Start, com um binário máximo de 140 Nm, equipado com a caixa Easy-R anuncia consumos em ciclo misto de 4,9L/100km e emissões de CO2 de 109g/km , idêntico às de uma caixa manual. 



Easy-R: a transmissão sem pedal de embraiagem acessível a todos
A introdução da caixa Easy-R responde às expectativas dos clientes que procuram uma condução mais suave e mais adaptada ao meio urbano. 
A caixa Easy-R proporciona um elevado conforto de condução graças à comodidade associada à ausência de pedal de embraiagem. Os accionadores electromecânicos (comandados por um calculador) substituem-se ao condutor nos actos de desembraiar, mudar de relação e embraiar. 

A caixa Easy-R dispõe de 2 modos de condução : Drive ou Manual (Impulsional). 
No modo Drive é o calculador que comanda as passagens de caixa em função das informações sobre o regime do motor, a velocidade, o tipo de condução, etc.
No modo Manual / Impulsional, é o condutor que efectua as passagens de caixa.

Em comparação com uma tradicional caixa de velocidades manual a caixa Easy-R oferece: 

- Maior conforto e facilidade de utilização: 

  • No modo Drive a caixa selecciona o melhor compromisso entre o consumo e a aceleração evitando a circulação em regimes de rotação do motor demasiado baixos ou demasiado elevados.
  • Para activar o modo Manual / Impulsional, o condutor apenas tem de colocar a manete da caixa na posição M e, em modo sequencial, utilizar o “+” para subir as relações e o “-“ para reduzir.
  • No caso de ser preciso realizar uma forte aceleração a caixa reduz automaticamente (kick down) e pode mesmo reduzir uma ou duas relações de forma a obter a máxima potência do motor.

- Maior manobrabilidade: na posição Drive, o recuo em rampa desaparece uma vez que o automóvel se move assim que se retira o pé do travão (em complemento do Hill Start Assist). Esta função é também particularmente útil para manobras a baixa velocidade ou em engarrafamentos.
- Consumos controlados: a caixa Easy-R oferece um nível de consumos e de emissões de CO2 idênticos ao da caixa manual. E como os accionadores apenas são solicitados para a mudança de relação, o consumo energético da caixa Easy-R é bastante mais reduzido que o de uma caixa automática tradicional.


Qualidade - durabilidade: A utilização de tecnologias electromecânicas em vez de hidráulicas permite assegurar uma maior durabilidade e fiabilidade. Antes de ser colocada no mercado, a caixa Easy-R foi sujeita a 130 000 horas de testes em banco de ensaios. Para além disso 100% das caixas Easy-R são controladas depois da sua montagem na fábrica.