Karl Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, cujas teorias sobre a sociedade, a economia e a política - conhecidas colectivamente como marxismo - afirmam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes: um conflito entre a classe burguesa que controla a produção e um proletariado que fornece a mão de obra para a produção.
O seu pensamento foi determinante para as grandes transformações do século XX : a revolução bolchevique de 1917 que criou a União Soviética, a vitória de Mao-Tse-Toung na China e os movimentos de independencia no 3º Mundo.
Será interpretado por Ruben Garcia, encenador.
Sarah Bernhardt, foi considerada "a mais famosa actriz da história do mundo". Começou a sua celebridade nos palcos da Europa na década de 1870, e depois passou a ser exigida pelos principais palcos mundiais e dos Estados Unidos.
Seu papel mais marcante foi o da peça A Dama das Camélias de Alexandre Dumas, ganhando o epíteto de "A Divina Sarah".
Ana Gralheiro, professora de teatro fará a sua evocação neste Encontro.
Francisco Goya foi um pintor e gravador espanhol de vida turbulenta, que se tornou no pintor oficial do monarca e da sua família, ficando célebre pelos retratos dos personagens da Corte. Entre os anos de 1810 e 1814, produziu a sua famosa série de pinturas "Los Desastres de la Guerra" e suas duas obras primas "El Segundo de Mayo 1808" e "El Tercero de Mayo 1808" ; a guerra foi descrita como fútil e sem glória, e pela primeira vez não havia heróis, somente assassinos e mortos.
Também foi o autor dos desenhos Los Caprichos, em que demonstrava que El sueño de la razon produce monstruos.
António, cartoonista do “ Expresso” multi premiado internacionalmente e atento observador da realidade nacional e mundial, será o seu intérprete.
Reservas : 213965360