terça-feira, 21 de junho de 2016

Bovary vence prémio da crítica francesa


O espectáculo Bovary, de Tiago Rodrigues/TNDM II, foi distinguido esta manhã pela crítica francesa com o prémio de Melhor Criação de uma Peça em Língua Francesa. A sessão de atribuição de prémios decorreu no Teatro Le Tarmac (Paris).

No âmbito da Ocupação Bastilha, iniciativa que levou o D. Maria II ao Théâtre de la Bastille de Abril a Junho de 2016, Tiago Rodrigues recriou o espectáculo que já havia apresentado em Portugal, desta vez na língua francesa e com actores daquele país. A criação esteve em cena de 3 a 26 de Maio de 2016. Tal como a versão portuguesa, que subiu ao palco da Sala Garrett em Novembro de 2015, o espectáculo orbita em torno do julgamento de Flaubert por atentado à moral e à religião, em 1857, aquando da publicação do romance em folhetim.

O Prémio da Crítica é promovido pela Associação Profissional da Crítica de Teatro, Música e Dança de França (Association Professionnelle de la Critique de Théâtre, Musique et Danse), que reúne 140 jornalistas da imprensa escrita e audiovisual francesa e estrangeira.