sexta-feira, 17 de junho de 2016

Caixa Alfama - Palco Casa Ermelinda Freitas no Largo das Alcaçarias


Um dos palcos da 4ª edição do Caixa Alfama já tem o seu cartaz completo. Para o Palco Casa Ermelinda Freitas, situado no típico Largo das Alcaçarias juntam-se ao já anunciado FF, José Gonçalez & Sangre Ibérico e Fábia Rebordão.

Fábia Rebordão é uma das novas vozes a que todos devem atentar. Descoberta pelo nome grande do fado – e de outras canções – Jorge Fernando, estreou-se com 'A Oitava Cor'. No disco, Fábia, prima de Amália, mostra 16 fados, alguns compostos pela própria, e dois duetos. As músicas são invariavelmente da sua autoria ou de Jorge Fernando, bem como algumas letras, e contam ainda com poemas de Aldina Duarte ou Manuela de Freitas. 2016 será ano de novo álbum que terá novos temas apresentados na edição de 2016 do Caixa Alfama.

José Gonçalez & Sangre Ibérico preparam um concerto único e especial para a edição do Caixa Alfama de 2016. Será um concerto exclusivo para o Festival, pensado especificamente para este evento. Estão previstas algumas surpresas, e alguns momentos "Improváveis".

Saídos da última edição do Got Talent Portugal, os Sangre Ibérico revelaram-se um dos mais interessantes projectos musicais surgidos nos últimos tempos. Fortemente influenciados pelo Flamenco, e pelo Fado e servidos por músicos de excelência, possuem um dos melhores guitarristas do género a tocar em Portugal e uma voz única, numa mistura de rouquidão, sensibilidade, alma e timbre. Os Sangre Ibérico são nesta altura apontados como uma das maiores revelações da música portuguesa, tendo já assinado um contrato de três anos com uma das maiores editoras do mundo, a Sony Music, e esperam-se para breve novidades ao nível discográfico.

José Gonçalez tem perto de três décadas de carreira. É um dos nomes mais conhecidos e profícuos do fado. Aos 18 anos estreou-se com “Fado Lusitano” e daí para cá sublinha-se o encontro com Frei Hermano da Câmara, com quem partilhou muitas noites de Fado no espectáculo “Jesus Cristo Anda na Rua”. No ano passado, lançou “Até Deus Gosta de Fado” e volta este ano ao Caixa Alfama para um espectáculo muito especial.