sexta-feira, 17 de junho de 2016

Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Imaterial em Beja


A cidade de Beja tem um papel relevante na área cultural, e as opções estratégicas assumidas pelo Município conferem a Beja uma responsabilidade nas boas práticas de salvaguarda, conservação, gestão, difusão e educação no que diz respeito ao Património Imaterial. Esta responsabilidade tem repercussões directas nas diferentes áreas do Património Imaterial, nomeadamente na música tradicional, em especial no que diz respeito ao Cante, na literatura e histórias orais, bem como, em outras áreas que se venham a individualizar.

Considerando que a lógica de trabalho conjunto e de network entre as diferentes comunidades, instituições, investigadores, artistas, músicos e sociedade civil, é fundamental para potenciar o papel dos aspectos culturais intangíveis no desenvolvimento sustentável, harmoniosos e coeso das comunidades e no enraizar o sentimento de pertença dos indivíduos, é estabelecido o Protocolo de Cooperação  para a Criação do Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em Beja.

Neste âmbito foi assinado Protocolo de Cooperação para a Criação do Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Imaterial em Beja.