quarta-feira, 22 de junho de 2016

Ciência cosmológica - De onde vimos? Onde estamos? Para onde vamos?


A ciência, como actividade humana socialmente relevante, é relativamente recente. Contudo, a cosmologia, como visão do Universo ligada a construções mágicas e religiosas, é bem mais antiga. Neste livro, a abordagem da ciência entra pelo campo da cosmologia, para a moderna ciência do Universo.

O Universo teve um princípio? Terá um fim? O que se passou desde o início? Como se formou a matéria que hoje vemos? O Universo é infinito ou finito? O que vemos quando olhamos para grandes distâncias? Existirão outros Universos?

De início, as respostas foram lendas e mitos, alguns dos quais remontarão à pré-história. Na Antiguidade Grega começou a procura da racionalidade. Mas foi com a Revolução Científica, no século XVII, que passámos a ter um conhecimento ao mesmo tempo empírico e matemático. E no século XX surgiu a moderna cosmologia.

Este livro conduz-nos, com sabedoria e mestria, numa maravilhosa viagem à história do nosso conhecimento do Cosmos. Com ele, Jorge Dias de Deus pretende mostrar de que modo uma cosmologia sem ciência evoluiu para uma cosmologia científica.

Sobre o Autor

Jorge Dias de Deus é professor catedrático jubilado no Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, com notável obra científica em física de altas energias, astrofísica e cosmologia, e sistemas dinâmicos. Presidiu ao Centro Multidisciplinar de Astrofísica (CENTRA) durante muitos anos.

Para além do seu trabalho académico, sempre se preocupou com a cultura científica, sendo autor dos livros Ciência, Curiosidade e Maldição, Da Crítica da Ciência à Negação da Ciência, Einstein... Albert Einstein (com Teresa Peña) e Viagens no Espaço-Tempo publicados também pela Gradiva, nesta colecção «Ciência Aberta».