quinta-feira, 30 de junho de 2016

Caixa Alfama - Programação Palco Tofa


Um dos espaços que faz parte do Festival desde a primeira edição é o Palco Tofa no Grupo Sportivo Adicense. O grupo de artistas que preencherá o cartaz das duas noites neste palco está confirmado: José da Câmara, Beatriz, João Casanova e Vânia Duarte.


José da Câmara tem quase 30 anos de carreira. Filho de D. Vincente da Câmara e sobrinho-neto de Maria Teresa de Noronha, tem mais de uma dezena de edições: discos em nome próprio ou colaborações que fazem do fadista um dos mais conhecidos da Canção de Lisboa.

Beatriz é uma fadista jovem. Estreou-se o ano passado com o álbum “Fado com cores alegres”. Nele participam os músicos Guilherme Banza, na guitarra portuguesa, Nélson Aleixo, na viola e Gustavo Roriz, no contrabaixo. Os 12 temas que constituem o disco de estreia correm vários estilos - desde o fado-canção, ao tradicional -, e por lá encontramos, entre outros,  "Barco negro", "Foi Deus", "Estranha forma de vida" e "Maria Lisboa", do repertório de Amália Rodrigues.

João Casanova é um veterano mas ainda e sempre em forma. Não tarda faz 50 anos de carreira. Dedicado e um verdadeiro apaixonado, contabilizar os seus clássicos e aparições na rádio seria tarefa impossível.

Vânia Duarte é cantora residente na Casa de Linhares ao lado de nomes como Jorge Fernando, Fábia Rebordão ou André Baptista, o que desde logo revela a sua qualidade. Extraordinária e multifacetada intérprete, tem no Fado o seu maior amor. Tem um disco editado, “Efeito de Fado” com a produção de Custódio Castelo e estará na 4ª Edição do Caixa Alfama.