segunda-feira, 20 de junho de 2016

Museu do Fado cria editora discográfica


Desde a sua inscrição na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO) o Fado regista indiscutivelmente uma dinâmica crescente e uma presença marcante no conjunto da vida cultural portuguesa.

Casa-mãe da candidatura o Museu do Fado tem implementado as linhas estratégicas de preservação e promoção do património do Fado.

Neste contexto apresentou dois projectos cruzando duas dimensões distintas: o Arquivo Sonoro Digital – um projecto inédito de preservação do património histórico fonográfico português - e a editora Museu do Fado Discos - uma label com os olhos postos no terreno e na criação artística contemporânea.

A nova editora discográfica proporcionará aos artistas a possibilidade de editar um disco em nome próprio, um cartão-de-visita com o qual se possam afirmar nacional e internacionalmente.

Através de uma parceria fundamental com a FNAC - que garante a promoção e distribuição dos discos, vendidos em exclusivo nas lojas FNAC e na loja do Museu do Fado - a nova editora Museu do Fado Discos será uma label atenta aos novos valores, mas aberta a todas as gerações, apostando em projectos pioneiros, sem deixar de privilegiar a preservação do património fonográfico.