quinta-feira, 19 de julho de 2018

Cinema Português no Kosovo


Em 2018, o Porto/Post/Doc apresenta um programa dedicado às Ficções do Real no Dokufest - International Documentary and Short Film Festival. O tema, que atravessará diversas secções e retrospetivas do festival – que decorre de 24 de Novembro a 2 de Dezembro –, aborda o cruzamento entre a ficção e o documentário, modelo que tem sido dominante na história do cinema português.

Por isso mesmo, o Porto/Post/Doc está a promover, junto de uma rede de festivais internacionais, o programa "Ficções do Real no Cinema Português". Este programa – que inclui três longas-metragens e três curtas – pretende ser uma micro-história do nosso cinema e da sua relação com o real. Por isso, serão projetados dois filmes seminais da história do cinema português: “Os Verdes Anos”, de Paulo Rocha (1963), momento marcante da emergência do novo cinema português; e “Trás-os-Montes”, o filme inclassificável de António Reis e Margarida Cordeiro. Os dois filmes serão exibidos em cópias digitais restauradas, em associação com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

O programa inclui ainda uma ponte com o cinema português contemporâneo, exibindo três autores da Geração Curtas que se tornaram nomes maiores do nosso cinema: “Inventário de Natal” (2000), de Miguel Gomes; “China, China” (2007), de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata; e “Voodoo” (2010), de Sandro Aguilar. Para culminar o programa incluímos o mais recente êxito crítico do cinema português: “A Árvore” (2018), de André Gil Mata, estreado na Berlinale e no qual o autor se afirma como uma das novas vozes do nosso cinema.

A partir das Ficções do Real, o grande objetivo deste programa é promover o cinema português, entre a sua história e o momento contemporâneo, numa série de festivais internacionais. O Dokufest, que decorre no Kosovo, entre 3 e 11 de Agosto, será o primeiro festival desta tournée. Sérgio Gomes, membro da direção artística do Porto/Post/Doc, estará no Kosovo para apresentar este programa.

O festival kosovar irá ainda projetar outras produções portuguesas: “Extinção”, de Salomé Lamas (Secção International Dox); e “Farpões Baldios”, de Marta Mateus (Secção International Shorts).

A presença do programa “Ficções do Real no Cinema Português” no Kosovo conta com o apoio da Agência da Curta Metragem, da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e da C.R.I.M. Produções.