quinta-feira, 5 de julho de 2018

Mundo sem Mente


Já chegou a Portugal «Mundo sem Mente», o livro de Franklin Foer que questiona as empresas de alta tecnologia e a sua interferência na sociedade. Abordando temas tão atuais como a teoria da História segundo o Google, a guerra de Mark Zuckerberg contra o livre-arbítrio e o impacto das redes sociais no jornalismo, o autor enceta o diálogo sobre o impacto da alta tecnologia no dia-a-dia e na vida das pessoas.

Começando por contestar a evolução e definição do negócio de empresas de grande dimensão, como a Google, a Amazon, o Facebook, a Microsoft ou a Apple, «Mundo sem Mente» avança destemidamente numa análise assertiva e impiedosa sobre a invasão da privacidade dos seus utilizadores: os seus calendários, listas de contactos, fotografias, documentos e muito mais, bens preciosos e privados, estão agregados a softwares de inteligência artificial que acompanham o seu utilizador de perto.

Têm estas corporações tecnológicas o intuito de moldar a humanidade à imagem que desejam? Acreditarão estar perante a oportunidade de completar a longa fusão entre homem e máquina e de reorientar a trajetória da evolução humana? Não perca «Mundo sem Mente» e encontre as respostas a estas e muito mais questões.

Sobre o Autor

Franklin Foer é correspondente do Atlantic e membro da New America Foundation. É autor de How Soccer Explains the World, traduzido em 27 línguas, e vencedor do National Jewish Book Award. Foi chefe de redação da revista New Republic durante sete anos.