terça-feira, 31 de julho de 2018

Davey Woodward and The Winter Orphans editam pela Tapete Records dia 7 de Setembro


Davey Woodward é conhecido como um compositor criativo com as suas bandas The Brilliant Corners e The Experimental Pop Band. Para alguns, é uma lenda pop indie mas para a maioria das pessoas ainda um estranho desconhecido. Com praticamente 4 décadas de trabalho na música alternativa, Davey Woodward continua com o mesmo entusiasmo e mentalidade única desde o seu primeiro dia enquanto músico.

Logo após completar uma sessão de gravação com Karen, Davey teve a ideia de produzir rapidamente outro álbum, com músicos com quem nunca tinha trabalhado antes. Sabia que as músicas tinham de soar leves e fáceis, de certa maneira remetendo aos tempos em que artistas, como Bowie, iam para estúdio sem músicas acabadas, ou como alguém como Dylan que ia construindo a música à medida que era gravada. Não queria que, de forma nenhuma, as músicas soassem a trabalhadas e difíceis. The Winter Orphans nasceram assim.

Julian (guitarra) não estava em estúdio há mais de uma década. Steve (bateria) tocava em inúmeras bandas ao mesmo tempo e ainda assim arranjou tempo. Steve conhecia Mark que era guitarrista. Davey disse: "Bom, ele pode tocar baixo e piano então!" Davey tocou-lhes as músicas (as letras estavam inacabadas e os acordes mudaram várias vezes ao longo dos cinco ensaios que tivera, antes da gravação, que decorreu durante um longo fim de semana em Julho de 2017). A banda disse que gostou das músicas e disseram a Davey que soavam muito pessoais e que os fazia lembrar Englosh Folk, Courtney Barnett, The Velvets, The Band e Johnny Cash.

Com essas referências, não é surpresa que este disco nos leve de volta a um tempo em que os álbuns eram uma coleção de músicas que nos transportavam para um outro lugar. Em que estaríamos emergidos no mundo de outra pessoa ao longo de meia hora. As palavras e músicas a ecoar na nossa cabeça dias a fio. Sentindo uma ligação ao artista. Esse é um momento especial que é cada vez mais difícil de se sentir na agitação habitual dos dias de hoje. Uma cultura em que ouvir um disco seguido duma só vez já é coisa rara. Por isso é encontrar tempo, sentar, relaxar e ouvir este álbum de estreia de Davey Woodward. Não vai desiludir.

Davey Woodward and The Winter Orphans gostaram tanto de gravar este álbum que planeiam gravar outro álbum. Eles tocaram ao vivo apenas duas vezes mas esperam fazer mais concertos muito em breve.