quarta-feira, 4 de julho de 2018

Espetáculos de flamenco inauguram o ciclo "Reencontros" no Palácio de Sintra


A quarta edição do ciclo “Reencontros” tem início nos dias 6 e 7 de Julho, com dois concertos dedicados ao flamenco. A Compañia Flamenca “Cadencia Andaluza” apresenta dois espetáculos vibrantes – "Senderos Flamencos”, na sexta-feira, e “Somos Magia”, no sábado –, que percorrem os estilos mais importantes do flamenco, através das três principais disciplinas: guitarra, canto e dança. Esta é, aliás, a primeira vez que se dança flamenco neste ciclo dedicado à Idade Média e ao Renascimento, no Palácio Nacional de Sintra.

Rúben Martínez e a sua companhia “Cadencia Andaluza” dão a conhecer a genuína arte clássica do flamenco na Sala dos Cisnes do Palácio de Sintra. Esta expressão da cultura popular nasceu da miscigenação cultural de diferentes povos que habitaram o que é hoje a Andaluzia, desde o período muçulmano. O ciclo “Reencontros” abraça assim, pela primeira vez desde a sua criação, uma arte popular.

O ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” dá continuidade à 4.ª Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que iniciou em Março com os “Serões Musicais no Palácio da Pena”, e termina, em Outubro e Novembro, com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”.