segunda-feira, 9 de julho de 2018

Onde Estamos? de Emmanuel Todd


«Onde Estamos?», o novo livro de Emmanuel Todd, que acaba de chegar às livrarias portuguesas, esclarece sobre o facto de, no Ocidente, reinar um estranho sentimento de impotência, no contexto de uma revolução tecnológica que parecia, pelo contrário, tornar tudo possível.

Resultado de 45 anos de investigação em antropologia familiar numa perspetiva geográfica à escala mundial, esta é uma obra audaciosa, original e ricamente documentada. Baseado no entendimento da dinâmica de longa duração dos sistemas familiares, «Onde Estamos?» analisa o princípio da divergência, o imperialismo, o feminismo, a crise dos países avançados, o fenómeno Trump, a eficiência russa, entre muitos outros.

O leitor é guiado entre a Eurásia, a América índia e África, passando pelas estruturas familiares do Homo Sapiens, até chegar à grande transformação mental europeia, ao arranque educativo e desenvolvimento económico, à secularização e crise de transição e, ainda, à metamorfose da Europa.

Sobre o Autor

Emmanuel Todd nasceu em 1951. Doutorado em História pela Universidade de Cambridge, é diplomado pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris. Historiador e antropólogo, publicou numerosas obras, nomeadamente a premonitória La Chute Finale [A queda final: a decomposição da esfera soviética], que em 1976 anunciava a queda do sistema soviético, Le Rendez-vous des civilisations (2007, com Youssef Courbage), Après la démocratie (2008), L’Origine des systèmes familiaux (2011) e Qui est Charlie? (2015). Emmanuel Todd é investigador no Instituto Nacional de Estudos Demográficos, em França.