quarta-feira, 28 de novembro de 2018

CATAPLAY até Maio no Algarve


A viagem que a programação cultural do 365 Algarve propõe também se faz através dos sabores da região, e a Cataplana é a inspiração do espetáculo CATAPLAY, uma reflexão sobre as origens deste utensílio misterioso, que se estreia a 9 de Dezembro, em Faro.

Até Maio, CATAPLAY vai percorrer 10 localidades do Algarve levando a todos os maiores de 6 anos a receita de uma boa cataplana: “2 pessoas, 5 dentes de alho, 1 conflito, sonoridades várias e 1 toque pessoal”, que terminam com uma degustação de cataplana confecionada pela Tertúlia Algarvia.

A gastronomia regional e do mundo é também a base para a criação artística proposta pelo programa cultural Lavrar o Mar que convida o público a visitar o Festival da Batata-doce de Aljezur e a participar num Baile Culinário, em que as múltiplas qualidades deste tubérculo brilham em receitas originárias de lugares tão exóticos e distintos como a Eritreia, Moçambique, Norte de África, Marrocos e Índia.

Este Dancing gastronómico propõe fundir sons e sabores num só espaço, em que a comida dança pelas mesas para que o baile comece. O palco acolhe a 29 e 30 de Novembro a estreia da Orquestra Vicentina, um projeto de repertório eclético dirigido pelo co-fundador dos Terrakota, André Duarte aka Junior, e composto por músicos de diferentes nacionalidades - de Israel à América do Sul e Caraíbas – residentes no barlavento algarvio.

Nos dias 1 e 2 de Dezembro é a Orquestra Fogo-Fogo que acompanha o espetáculo. Criado numa Lisboa onde cabe toda a África, o projeto de Francisco Rebelo, João Gomes, Márcio Silva, Danilo Lopes da Silva e David Pessoa vibra ao som do funaná da Ilha de Santiago, em Cabo Verde, e da música de baile de festa africana. 

São estes ritmos irresistíveis que se juntam aos sabores quentes e mestiços da Batata-doce para dar a provar aos sentidos do público uma África diversa, plural e muito próxima do sul de Portugal.

Sobre o 365 Algarve

Até Maio, o 365 Algarve apresenta uma programação cultural dinâmica e de elevada qualidade que promete criar na região algarvia momentos ímpares de alegria, conhecimento e entretenimento.

A Viagem é o tema da edição deste ano. Um conceito que simboliza o que o 365 Algarve se propõe fazer ao longo de oito meses, oferecendo a oportunidade de, simultaneamente, usufruir de um território de características especiais, único na conjugação entre mar e serra, e de um total de 402 espetáculos, entre concertos, teatro, eventos e visitas ao património cultural desta região de Portugal.

O desafio desta Viagem é o da descoberta de outros mundos, palpáveis e, também, imateriais. Percorrendo os vários concelhos algarvios, o 365 Algarve guia este percurso através da música, das artes performativas, do cinema e da literatura, conjugando-os com as tradições e história da região, numa aventura de exploração e descoberta que une as artes e o turismo. A programação completa encontra-se disponível no site www.365algarve.pt