quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Estreias de cinema de 29 de Novembro de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Ralph vs Internet

Em tempos, Ralph foi o vilão do Fix-It Felix Jr, um jogo de vídeo muito popular, em que o herói reparava um edifício que Ralph tinha de destruir constantemente. Mas, depois de mais de três décadas dedicadas à malevolência, Ralph mudou de vida e tornou-se o "bom da fita". Foi assim que entrou no Sugar Rush, um jogo de corrida feitas de doces e biscoitos, onde conheceu Vanellope von Schweetz, uma menina algo temperamental. Amigos desde então, vêem-se agora numa missão urgente para encontrar uma peça que salvará o Sugar Rush. Para isso, têm de se infiltrar na internet, onde vão conhecer várias personagens, entre elas Yess, o algoritmo responsável pelo BuzzTube, um famoso site que determina as novas tendências.
Dos estúdios Walt Disney, um filme de animação em 3D, realizado por Phil Johnston e Rich Moore, que continua a história iniciada em 2012 por Moore. Na versão original, são John C. Reilly, Sarah Silverman, Gal Gadot, Taraji P. Henson, Alfred Molina, Timothy Simons e Alan Tudyk quem dá voz às personagens.



Yardie

Em Kingston (Jamaica), quando era ainda rapaz, Dennis assistiu ao assassinato do irmão mais velho, pelas mãos de marginais. Dez anos depois, tornou-se ele próprio membro de um gangue ligado ao comércio de estupefacientes. Agora, um conhecido criminoso e produtor musical incumbe-o de uma tarefa arriscada: viajar até Londres e entregar um pacote de cocaína. Quando Dennis percebe que o assassino do seu irmão também se encontra em Inglaterra, decide que é chegado o momento de vingar a sua morte.
Em competição no festival de Cinema de Sundance, "Yardie" marca a estreia na realização em cinema do actor Idris Elba. O argumento, escrito em parceria com Martin Stellman, inspira-se na obra homónima do jamaicano Victor Headley. A interpretação fica a cargo de Aml Ameen, Akin Gazi, Mark Rhino Smith, Fraser James e Naomi Ackie, entre outros. 



Djon Africa

A história de Miguel "Tibars" Moreira, ou Djon África, filho de cabo-verdianos, nascido e criado em Portugal. Educado por uma avó e sem nunca ter conhecido o pai, Tibars viaja até Cabo Verde, onde espera encontrá-lo. Mas essa jornada ao país dos seus ancestrais será, mais do que tudo o resto, um encontro consigo mesmo.
Assinado por Filipa Reis e João Miller Guerra (a dupla responsável por "Orquestra Geração", "O Indispensável Treino da Vagueza", "Fragmentos de Uma Observação Participativa"), um filme sobre autodescoberta que se inspira na verdadeira história de Miguel Moreira, o actor que já trabalhara com os realizadores em 2010 no documentário "Li Ké Terra".