quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Manifesto Para a Produtividade - E o Desazo da Economia Portuguesa


António S. Carvalho Fernandes, Engenheiro Eletrotécnico e professor catedrático do Instituto Superior Técnico durante 30 anos, defende neste seu livro que as elites que têm governado o país não têm sabido tirar Portugal da cauda da União Europeia e da OCDE. 
Três bancarrotas adiaram o país 20 anos, produto de uma inaceitável ignorância dos dirigentes de então. Serão as nossas condições culturais insuperáveis? Não. Segundo o autor o país pode efectivamente crescer até porque outros países o conseguiram.
Um eficaz sistema de igualdade de oportunidades confirmaria essa possibilidade. Uma cultura de eficiência, de premiação do sucesso e de responsabilização levar-nos-ia, segundo o autor, ao bom caminho. Para isso e de acordo com o que defende neste seu livro será necessário:
  • explicar aos cidadãos o que é necessário fazer para o país enriquecer com benefícios para todos. 
  • esclarecer que não se pode esperar por melhor saúde, justiça ou educação sem o acréscimo de valor que não temos sabido criar.
  • mostrar que só há desenvolvimento se as empresas assegurarem o crescimento económico do país. É condição imprescindível.

De facto, o crescimento sustentado depende do aumento da produtividade, o que requer mais iniciativa e muito mais investimento produtivo. E, para mais investimento, é necessário poupar, optimizar os recursos nacionais tendo como perspectiva a possibilidade de obter um retorno atraente. 
O livro Manifesto Para a Produtividade - E o Desazo da Economia Portuguesa de António S. Carvalho Fernandes assume-se assim como um desafio às elites nacionais mas também como uma proposta de acção estruturada para resolver o problema da produtividade do país. 

Sobre o Autor

António S. Carvalho Fernandes é Engenheiro Eletrotécnico e foi professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, durante mais de 30 anos. Hoje continua a sua investigação em economia das organizações no Centro de Estudos de Gestão do IST, beneficiando também da sua experiência como empresário e gestor.

É autor de patentes industriais, marcas, bases de dados, apps, modelos de crescimento económico, metodologias de otimização e de segurança; publicou 3 livros e mais de 150 artigos, tendo orientado muitas dezenas de teses dos seus alunos, a maior parte feita com empresas.