sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Por Saramago de Anabela Mota Ribeiro


Por Saramago, da autoria de Anabela Mota Ribeiro, chegará às livrarias no dia 9 de Novembro: uma homenagem ao escritor José Saramago, por altura do vigésimo aniversário do Nobel da Literatura.

O livro inclui entrevistas a José Saramago e a Pilar del Río – entrevistas que dizem respeito aos três últimos livros: As Pequenas Memórias, A Viagem do Elefante e Caim – bem como textos sobre a casa de Lanzarote e uma viagem ao México de José Saramago. Ilustrado com cerca de 60 fotografias de Estelle Valente, originais, que percorrem alguns dos caminhos do escritor, tanto em Lanzarote como em Lisboa, esta obra inclui ainda um posfácio de Fernando Gómez Aguilera, diretor da Fundação César Manrique e curador da Fundação José Saramago. 
Integrado nas celebrações dos 20 anos do Nobel, Por Saramago será apresentado pelo escritor João Tordo (vencedor do Prémio Saramago em 2009), na Fundação José Saramago, no dia 9 de novembro, sexta-feira, às 18h30. 

«Decidi fazer este livro porque há a admiração imensa e um acreditar modesto mas firme de que o conjunto dos textos possibilita uma compreensão do escritor em casa. Casa-infância, casa-escrita, casa-Pilar, casa-Lanzarote, casa-mundo. O admirável trabalho fotográfico da Estelle Valente e o profundo trabalho exegético de Fernando Gómez Aguilera sobre a obra de Saramago e destes textos engrandecem imensamente o alcance deste livro. Por Saramago é uma forma de prestar tributo e agradecer o legado de Saramago.» Anabela Mota Ribeiro.

Sobre a Autora

Anabela Mota Ribeiro nasceu em 1971 em Trás-os-Montes. É licenciada e mestre em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Na dissertação de mestrado trabalhou Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. No doutoramento, que frequenta, prossegue o estudo do escritor brasileiro. Jornalista freelance, colaborou com diversos jornais e revistas, entre eles, e de forma sistemática, DNa (suplemento do Diário de Notícias), Jornal de Negócios e Público. Publicou os livros O Sonho de um Curioso (2003), com 14 entrevistas, Este Ser e não Ser - Cinco Conversas com Maria de Sousa (2016), Paula Rego por Paula Rego (2016) e A Flor Amarela - Ímpeto e Melancolia em Machado de Assis (2017). É autora e apresentadora de programas de televisão na RTP. Trabalhou em rádio. Organiza e modera debates sobre livros. Como programadora cultural, foi curadora Folio, assina, com José Eduardo Agualusa, a programação paralela da Feira do Livro do Porto, é comissária do festival Somos Douro, realizado no âmbito do selo da UNESCO atribuído ao Alto Douro Vinhateiro. Desde 2013 disponibiliza o seu arquivo, com centenas de artigos, no blogue www.anabelamotaribeiro.pt