quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Música ibérica, Mozart e a influência napolitana no encerramento das "Noites de Queluz 2018


A edição 2018 do ciclo “Noites de Queluz” despede-se no próximo fim de semana com duas orquestras de eleição no panorama nacional: a Orquestra Barroca Casa da Música e a Orquestra Barroca Divino Sospiro.

No sábado, dia 3 de Novembro, pelas 21h30, a Orquestra Barroca Casa da Música regressa ao Palácio de Queluz, desta vez com o cravista, pianofortista e maestro alemão Andreas Staier. “Portugal no mapa do barroco e um ‘hit’ de Boccherini” é um programa que tem por centro de gravidade o Portugal da primeira metade do século XVIII e, em segundo plano, a música ibérica da época. O repertório que irá ser apresentado na Sala do Trono inclui os dois concertos para tecla de Carlos Seixas (1704-42), que figuram entre os primeiros do género na música ocidental e que estes intérpretes gravaram há pouco tempo. Scarlatti, Avison, Corbett e Boccherini fecham o cartaz desta noite.

Na noite seguinte (4 de Novembro, às 21h30), a Orquestra Divino Sospiro regressa à Sala do Trono do Palácio de Queluz, agora para encerrar as Noites de Queluz e a 4.ª Temporada de Música da Parques de Sintra. O programa é dedicado a Mozart e à influência que sobre ele exerceu a música napolitana do tempo. Este concerto, que terá a direção de Massimo Mazzeo, conta com a presença do soprano italiano Raffaella Milanesi, intérprete especializada no repertório lírico dos séculos XVII e XVIII. O programa “Mozart e o estilo napolitano” inclui ainda duas obras do napolitano Domenico Cimarosa (1749-1801) e uma ária do português Pedro António Avondano (1714-1782), também ele influenciado pela escola napolitana.

O ciclo Noites de Queluz é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo.