sexta-feira, 26 de outubro de 2018

«Da Lusitânia a Portugal: Dois mil anos de história» tem nova edição


«Da Lusitânia a Portugal: Dois mil anos de história» regressa às livrarias no dia 2 de novembro com nova edição, em capa dura. A obra que marcou o regresso de Diogo Freitas do Amaral à História de Portugal apresenta uma perspetiva pessoal, original e esclarecedora sobre a constituição da nacionalidade portuguesa e as etapas de construção do país. 
Dividido em 10 partes, representativas das 10 fases da evolução política portuguesa, o livro acompanha o desenvolvimento de Portugal: de condado a Nação e a país integrante da União Europeia, da OTAN e da ONU. 
Escrito num tom acessível e direto, filtrado pelo olhar singular e experiência incomparável de Diogo Freitas do Amaral, este é um livro essencial para quem quer conhecer o passado de Portugal e entender os porquês políticos e estratégicos das decisões que mudaram o nosso país. 

Sobre o Autor

Diogo Freitas do Amaral é uma figura nacional conhecida como professor de Direito, político e escritor. Nascido na Póvoa de Varzim, de família vimaranense, em 21 de julho de 1941, doutorou-se em 1967 e ascendeu a catedrático em 1984. Como fundador e primeiro presidente do CDS, foi um dos líderes dos quatro principais partidos políticos da Democracia portuguesa, em 1974 e nos anos seguintes. Foi conselheiro de Estado, vice-primeiro-ministro, primeiro-ministro interino, ministro dos Negócios Estrangeiros (2 vezes) e ministro da Defesa Nacional. No plano internacional, foi presidente da UEDC – União Europeia das Democracias Cristãs (1981-83) e presidente da Assembleia Geral da ONU (1995-96). De regresso a Portugal, foi cofundador e primeiro diretor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Além de numerosos livros e manuais de Direito, o autor publicou na Bertrand dois volumes de Memórias Políticas (1995 e 2008), um manual de introdução à Política (2014) e duas biografias históricas – D. Afonso Henriques (2001) e D. Afonso III (2015). Noutra editora, publicou uma História do Pensamento Político Ocidental (2011). Está em preparação o volume III das suas Memórias Políticas.