quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Estreias de cinema de 18 de Outubro de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Pedro e Inês

Uma conhecida história de amor contada em três versões e séculos distintos: no passado, no presente e no futuro. Pedro e Inês reencontram-se através dos tempos, uma e outra vez. Mas, quaisquer que sejam as circunstâncias e a época em que vivam, o seu amor é  impossível…
Com realização de António Ferreira – "Respirar (Debaixo d'Água)", "Esquece Tudo o Que Te Disse", "Embargo", "Posfácio nas Confecções Canhão" –, e com Diogo Amaral, Joana De Verona, Vera Kolodzig, Miguel Borges e João Lagarto a encarnar as personagens, este filme adapta o romance "A Trança de Inês", de Rosa Lobato de Faria, que, por sua vez, se inspira na trágica história de amor entre o rei D. Pedro (1320-1367) e Inês de Castro, rainha póstuma de Portugal. "Pedro e Inês" foi selecionado para competir no Festival Internacional de Cinema de Montreal (Canadá) e apresentado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Brasil). 



O Primeiro Homem na Lua

Nascido a 5 de Agosto de 1930 em Wapakoneta, Ohio (EUA), Neil Armstrong foi um dos três astronautas da histórica missão Apollo 11, que pousou na Lua a 20 de Julho de 1969. Os outros eram Michael Collins e Edward "Buzz" Aldrin. Collins permaneceu no módulo de comando em órbita, enquanto Armstrong e Aldrin fizeram a alunagem a bordo do módulo Eagle, no chamado Mar da Tranquilidade. "Houston, aqui base da Tranquilidade. A águia pousou", disse Armstrong. Foi ele o primeiro a descer, pisando o solo lunar pela primeira vez na história e pronunciando uma frase que se tornaria célebre: "Um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a Humanidade". Buzz Aldrin juntou-se a Armstrong e ambos passaram duas horas a caminhar sobre a superfície lunar, recolhendo 21 quilos de rochas, tirando fotografias e colocando uma bandeira norte-americana no solo, a mais de 380 mil quilómetros do planeta Terra. 
Filme de abertura da 75.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, um filme com assinatura de Damien Chazelle ("Whiplash - Nos Limites", "La La Land: Melodia de Amor"). Baseia-se na obra homónima em que o escritor James R. Hansen descreve os acontecimentos que deram origem à primeira viagem do ser humano à Lua e a forma como astronauta Neil Armstrong e toda a equipa em seu redor mudaria a percepção da espécie humana sobre si mesma. Com Ryan Gosling como protagonista, conta também com Claire Foy, Jason Clarke, Kyle Chandler, Corey Stoll e Patrick Fugit. 



A Mulher

Joan e Joseph Castleman são casados há mais de quatro décadas. Ele é um escritor consagrado; ela viveu toda a vida à sombra do marido, sacrificando os seus desejos e ambições mais íntimas em prol dos valores familiares. Quando Joseph é contactado por lhe ter sido atribuído o prestigiado Nobel da Literatura, os dois viajam até Estocolmo (Suécia), para participar na cerimónia. Durante a pressão dos dias seguintes, alguns segredos guardados durante anos são expostos, reavivando ressentimentos e modificando drasticamente as suas vidas.
Com Glenn Close, Jonathan Pryce e Christian Slater nos papéis principais, um filme dirigido por Björn Runge ("Happy End"). Estreado internacionalmente no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), tem por base a obra homónima da norte-americana Meg Wolitzer.