segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Comportamento de Robert M. Sapolsky


«Carrego um conjunto confuso de sentimentos sobre violência, agressividade e competição. Assim como a maioria dos seres humanos. (…) Este é um ponto central deste livro: nós não odiamos a violência. Odiamos e tememos o tipo errado de violência, aquela que ocorre no contexto errado. Porque a violência no contexto certo é diferente. Pagamos bom dinheiro para vê-la num estádio, ensinamos os nossos filhos a responder-lhe e orgulhamo-nos quando, numa meia-idade já decrépita, conseguimos atingir o adversário com um desonesto golpe de cintura durante um jogo de basquete de fim de semana.»

«Comportamento», de Robert M. Sapolsky, chega às livrarias portuguesas na próxima sexta-feira e ajudará o leitor a compreender o melhor e o pior da biologia humana. Explorando a biologia da violência, da agressividade e da competição, esta obra analisa ainda os comportamentos e os impulsos que estão por trás destes comportamentos e ajuda a defini-los como positivos ou negativos. Trata-se, ainda, de um livro sobre a forma como as pessoas se magoam mutuamente e sobre o que a biologia ensina sobre a cooperação, a afiliação, a reconciliação, a empatia e o altruísmo.

Fruto de longos anos de investigação, «Comportamento» responde a questões profundas e complexas relacionadas com tribalismo e xenofobia, hierarquia e competição, moralidade e livre-arbítrio, guerra e paz. Robert L. Sapolsky leva o leitor numa viagem única que responde a uma das grandes questões da humanidade: Porque fazemos o que fazemos? O resultado é uma das mais deslumbrantes expedições ao mundo da ciência do comportamento humano jamais realizadas, uma síntese majestosa que se baseia nos resultados da investigação de diversas disciplinas para criar uma perspetiva subtil e cheia de matizes sobre os porquês de fazermos as coisas que fazemos… para o bem e para o mal.

Para saber mais sobre o livro, não perca a apresentação feita pelo autor sobre o comportamento, a neurobiologia e a violência.



Sobre o Autor

Robert M. Sapolsky é autor de várias obras de não-ficção, como A Primate’s Memoir, The Trouble with Testosterone e Why Zebras Don’t Get Ulcers. Professor de Biologia e Neurologia na Universidade de Stanford, foi premiado pela MacArthur Foundation.