segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Religião em tempos de crise internacional


Na quinta-feira, dia 8 de Novembro, pelas 19h00, o Goethe-Institut, em Lisboa, apresenta o segundo encontro do painel de discussão “Para Quê a Religião?”. O debate em torno do tema “Religião em tempos de crise internacional” conta com a participação do teólogo católico Karl-Josef Kuschel, co-autor da Declaração para uma Ética Mundial, do estudioso islâmico natural do Afeganistão e radicado na Alemanha, Ahmad Milad Karimi, e do rabino da comunidade judaica de Lisboa, Natan Peres.

A religião é frequentemente considerada uma das principais razões para os conflitos globais. Por outro lado, as religiões definem em grande medida um conjunto de valores em sociedades já secularizadas, oferecendo um ponto de partida central para a compreensão internacional. 

No início dos anos 90, o reconhecido teólogo Hans Küng deu início ao projeto que viria a converter-se na atual Fundação Weltethos (Ética Mundial), numa tentativa de criar um diálogo inter-religioso, descrevendo o que as várias religiões mundiais têm em comum. Em 1993, estas ideias deram origem à Declaração para uma Ética Mundial, que foi assinada no Parlamento das Religiões Mundiais por líderes religiosos e espirituais de todo o mundo.

Küng defendia que "uma época diferente de qualquer outra anterior através da política mundial, da tecnologia mundial, da economia mundial e da civilização mundial, requer uma ética mundial". O estabelecimento dessa ética mundial baseia-se em valores fundamentais comuns a quase todas as religiões que requerem ser trabalhados para garantir o futuro da humanidade.

Assistimos atualmente a um agravamento da crise económica, ecológica e política um pouco por todo o mundo. Que significado tem hoje, 25 anos depois, o diálogo entre as religiões, e o que o torna tão desafiador? Em que ponto estamos no entendimento internacional em relação a normas éticas como a solidariedade, a não-violência, o respeito mútuo, o fomento da comunhão do homem, da natureza e do cosmos, enunciados na Declaração para uma Ética Mundial?

Estas são algumas das questões em debate neste encontro que conta com moderação a cargo de Steffen Dix do CITER - Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião, da Universidade Católica de Lisboa, e com o patrocínio da Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa e do Lisbon Marriott Hotel. O painel terá como habitualmente, tradução simultânea em português e alemão.