quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Eduardo Catroga publica as suas vivências e reflexões


Com prefácio de Aníbal Cavaco Silva e posfácio de António Mexia e Paulo Teixeira Pinto, a Bertrand Editores faz chegar às livrarias amanhã a biografia de Eduardo Catroga: «Gestão, Política e Economia – Vivências e Reflexões». 

Neste livro, que pode ser lido como um master class, Eduardo Catroga trata de temas da gestão, da política e da economia a pretexto do seu percurso de vida e das suas vivências e reflexões sobre os principais projetos empresariais e missões cívicas a que esteve ligado nos últimos 50 anos, à luz da evolução política, económica e social do país, no contexto europeu e mundial.

«Registo com satisfação o facto de ter sido o único primeiro-ministro a conseguir convencer aquele que era visto como um dos melhores gestores portugueses a aceitar integrar um Governo», escreve Aníbal Cavaco Silva, no prefácio.

Eduardo Catroga, que teve um papel preponderante na viabilização do Orçamento de Estado de 2011 e naquele que acabou por ser o programa de Governo no PSD durante a intervenção da Troika em Portugal, passou por empresas como o Grupo CUF, SAPEC, Nutrinveste ou EDP. Teve uma vida rica, na qual testemunhou uma ditadura e a restauração da democracia, bem como períodos de avanços e recuos no bem-estar económico e social do país, e deixa-nos as principais lições que retirou do seu percurso brilhante nas esferas académica, política e empresarial.

Sobre o Autor 

Eduardo Catroga nasceu em 1942, em São Miguel do Rio Torto, concelho de Abrantes. Licenciou-se em 1966, em Finanças, no então Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), hoje Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa. Recebeu o Prémio Alfredo da Silva, pela classificação mais elevada do curso, e uma dezena de outros prémios escolares. Em 1979, frequentou o Program for Management Development, da Harvard Business School e, em 2012, foi-lhe atribuído o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa. Foi professor do ISEG na área da estratégia, no curso do MBA, contratado como professor catedrático. Distinguiu-se na área empresarial, tendo uma longa carreira de gestão de mais de 50 anos, essencialmente no sector privado. Passou pela CUF, da qual foi diretor financeiro e diretor de planeamento e controlo, e, aos 31 anos, CFO e membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva. Foi vice-presidente executivo da Quimigal. Foi CEO da Sapec, tendo depois desempenhado funções de Vice-Presidente e, mais tarde, de Presidente do Conselho de Administração. Desde a década de 1980, tem desempenhado funções não-executivas em diversos sectores de atividade, designadamente: British Petroleum Portugal; CELCAT; Nutrinveste; Banco Finantia; e PVCI – Portugal Venture Capital Initiative. Na EDP, desempenha desde 2007 funções de membro do Conselho Geral e de Supervisão e foi Presidente deste órgão social entre 2012 e 2017. Foi Ministro das Finanças do XII Governo Constitucional, como independente, e, em 2010, presidiu ao grupo que negociou, por parte do PSD, com o Governo socialista de José Sócrates, a viabilização do Orçamento de Estado de 2011. Entre março e junho de 2011, também a convite pessoal do Presidente do PSD, coordenou a elaboração de uma proposta para as bases do Programa Eleitoral/Programa do Governo do PSD às eleições de junho de 2011 sempre como independente. Em 2006, foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo. Em 2007, foram-lhe atribuídos, pelos seus pares, o Prémio Carreira da Ordem dos Economistas e a distinção de Antigo Aluno do Ano, pelo ISEG.