segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Festival Temps d'Images


Na primeira semana da 16.ª edição o Festival Temps d'Images, que começa já no próximo dia 1 de Novembro apresenta 2 espectáculos, 1 video-performance, 1 ensaio e dá início ao ciclo de cinema, com uma projecção de quatro curtas-metragens filmadas em película que fazem parte do arquivo da Escola Superior de Teatro e Cinema.

O Festival inicia na Appleton, nos dias 1 e 2 de Novembro, com "Boas garotas", uma performance de Clarissa Sacchelli que nasce a partir de uma selecção de vídeos do arquivo histórico da Videobrasil, de que a artista se apropriou e re-interpretou. No dia seguinte, projectam-se os vídeos que serviram de base ao trabalho da artista e que marcam a história da video-arte brasileira.

No Palácio Pancas Palha, Sara Vaz e Marco Balesteros apresentam no dia 3 de Novembro o "Ensaio para livro - Caracter #1 da imagem", uma investigação sob a forma de ensaio, que aborda a imagem como personagem que assume uma forma cénica e uma forma editorial.

O artista Jonathan Saldanha mostra pela primeira vez o seu trabalho em Lisboa e fá-lo com "SØMA", uma peça que se situa na intersecção do vídeo com a sonoplastia. Uma estreia absoluta, para ver nos dias 9 e 10 de Novembro na Culturgest.

Já no CAL - Centro de Artes de Lisboa, Miguel Bonneville apresenta nos dias 3 e 4 de Novembro "MB#6" (2008/2018), uma reposição de um espectáculo de 2008, onde algumas mulheres falam sobre as suas experiências por serem mulheres, adultas, artistas, no formato de vídeo-retratos e uma revisitação deste mesmo espetáculo dando origem a uma nova peça, 10 anos depois.

O Festival Temps d'Images apresenta programação até ao dia 2 de Dezembro de 2018. Ao todo são 24 eventos (com 9 estreias absolutas, 5 estreias em Lisboa e 2 estreias em Portugal), reunindo 37 artistas e colectivos, num total de 15 espaços de Lisboa.