segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Lisboa contará com lugares de estacionamento exclusivos para carsharing


Se é um dos utilizadores de serviços de carsharing de Lisboa, em breve vai ter novas vantagens. Além de gratuito, estacionar com veículos partilhados vai ser ainda mais fácil e rápido. A Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio de várias entidades de sharing como a emov, acaba de lançar 21 novas zonas de estacionamento específicas para o serviço de carsharing.

As novas zonas de estacionamento, que estarão devidamente identificadas, vão distribuir-se pela Av. Duque d'Ávila, Rua Damasceno Monteiro, Calçada da Quintinha, Rua das Taipas, Praça do Príncipe Real, Praça da Ribeira Nova, Rua da Penha de França, Av. 5 de Outubro e Rua Tomás Ribeiro. Em cada local estarão disponíveis nos próximos dias, e em zonas devidamente identificadas, dois a três lugares exclusivos para o estacionamento de veículos partilhados.

A emov felicita a Câmara Municipal de Lisboa por esta iniciativa que vai proporcionar uma maior liberdade de movimento aos utilizadores de carsharing da capital. Lisboa junta-se assim a cidades como Nova Iorque, Berlim e Milão, oferecendo áreas específicas para estacionamento. Assim, quando o utilizador chegar ao seu destino numa das ruas ou praças abrangidas, terá à disposição vários lugares gratuitos e reservados inseridos numa das zonas criadas exclusivamente para os veículos de carsharing. De qualquer modo, pode continuar a estacionar em qualquer lugar de estacionamento público, dentro da área de serviço, sem ter de pagar.

Desde que chegou à capital portuguesa, a emov quer tornar-se no “teu novo serviço de carsharing em Lisboa”. Este é o slogan da nova campanha da empresa, que apresenta uma oferta inovadora na área da partilha de automóveis. A emov acredita que o carsharing é uma das chaves de sucesso no novo paradigma da mobilidade, respondendo às necessidades de vários utilizadores sem que para isso haja desperdício de recursos e, ao mesmo tempo, contribuindo para a descarbonização dos transportes.

Como funciona o emov?

Se quer utilizar o serviço emov, basta seguir alguns passos. Os utilizadores podem efetuar grátis o seu registo (introduzindo o código Lisboa20) em www.emov.pt ou através da app disponível para IOS e Android. O processo de registo leva apenas 3 minutos, sendo necessário preencher o formulário, disponibilizar um cartão bancário e carregar uma cópia da carta de condução. Num período máximo de 24 horas a inscrição fica validada.

Para começar a usar o serviço é preciso abrir a app, reservar o carro mais próximo – o utilizador dispõe de 20 minutos gratuitos para chegar ao carro – e abri-lo com o smartphone. Depois de aberto, começa a contar os minutos de utilização. Depois de estacionar, a viagem fica concluída quando carregar no botão fechar da app.

Os utilizadores do serviço emov poderão iniciar ou finalizar o trajeto nas imediações do aeroporto de Lisboa, possibilitando, assim, que tanto residentes como turistas tenham acesso imediato ao serviço através do seu Smartphone. Mas a cobertura do serviço é bastante ampla, abrangendo,  por exemplo, o importante eixo entre a zona do Lumiar e os pontos de excelência do centro (“baixa”) de Lisboa, incluindo também Alvalade, Sete Rios, Campolide, Campo de Ourique, Avenidas Novas, Estrela, Amoreiras, Graça ou as zonas à beira Tejo, locais emblemáticos e extremamente atrativos para quem vive, trabalha ou visita Lisboa.

A Oeste, a cobertura da frente ribeirinha alarga-se, inclusivamente, às zonas de Belém e Pedrouços, passando pelas concorridas áreas urbanas de Alcântara. Na zona Este, o serviço chega ao Parque das Nações. 

Para conhecer a cobertura geográfica ou obter mais informações basta descarregar a app ou ir ao site www.emov.pt.