quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Exposição "Derivações Concretas" de Carlos Evangelista


A Galeria de Arte Vale do Lobo recebe uma nova exposição do artista plástico espanhol, Carlos Evangelista, de 11 de Outubro a 14 de Fevereiro de 2019

No âmbito da parceria entre Vale do Lobo e a Galeria São Mamede, a Galeria de Arte Vale do Lobo apresenta a partir de dia 11 de Outubro, uma nova exposição intitulada “Derivações Concretas” pelo artista plástico espanhol, Carlos Evangelista, que estará patente ao público até dia 14 de Fevereiro de 2019. 

Carlos Evangelista nasceu em Salamanca em 1943, pintor e escultor, trabalhando em diferentes materiais, estudando as suas possibilidades estruturais e formais intrínsecas e as inter-relações entre Belas-Artes e as Artes Aplicadas, como a arquitectura e o ambiente urbano.
Obteve vários prémios e menções, estando representado em vários museus em Espanha e em colecções particulares, centros religiosos, estabelecimentos e instituições públicas em Espanha, França, México, Áustria, Alemanha Itália, Suécia, Venezuela, Colômbia, Checoslováquia, Finlândia, EUA, Argentina e Canadá. Ao longo da sua carreira, Carlos Evangelista expôs individualmente e monograficamente em muitas galerias de Espanha bem como em museus e instituições públicas.


A pintura e a escultura de Carlos Evangelista traduzem a sua aposta mais recente, a partir da qual o artista se desafia a criar uma serena harmonia, muito pela utilização da dinâmica que provém das formas numa rigorosa ordem interna, pela perfeição técnica, pelo conceito minimalista e pelo equilíbrio de ritmos em cada uma dessas peças que as condensa e contém, conjugando estatismo, por um lado, e dinamismo por outro.

Nesta emocionante exposição, o artista apresenta uma interessante coleção de obras, nomeadamente pinturas de diferentes formatos realizadas sobre madeira e esculturas de aço lacado, criadas entre 2005 e 2018. Evangelista apresenta uma rotundidade cromática e uns novos desenhos formais de planos cada vez mais isentos e minimalistas e, como sempre, um coerente conjunto marcado pelo poderoso cunho pessoal que ele dá a todas as suas obras.

A nova exposição “Derivações Concretas” de Carlos Evangelista estará patente na Galeria de Arte Vale do Lobo, de segunda a sexta-feira entre as 09:00h e as 18:00h com entrada livre.