sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Cristina Ferreira surpreende de novo


Por esta é que ninguém esperava: um livro para aprender inglês! Através de um vídeo em direto a partir da Universidade de Cambridge, em Inglaterra, Cristina Ferreira acaba de voltar a surpreender o país, ao anunciar o lançamento de um novo livro com chancela da Contraponto e feito em parceria com a Cambridge Assessment English, um departamento sem fins lucrativos daquela Universidade. Falar (Inglês) É Fácil chega às livrarias de todo o país esta sexta-feira. 
Esta é a primeira vez que a Cambridge Assessment English se associa a uma figura pública para criar um livro de inglês, sendo ainda mais surpreendente ter escolhido uma personalidade portuguesa. Em 2016, no grande sucesso Sentir (100 mil exemplares vendidos), Cristina Ferreira assumia não dominar o suficiente a língua inglesa para manter uma conversa: «É o meu calcanhar de Aquiles (…) uma coisa é estar de férias e pedir uma água; outra é estar em cima de um palco onde é preciso falar para uma plateia inteira.» Porém, no mesmo texto, concluía que, em função dos desafios internacionais com os quais cada vez mais se via confrontada, estava na hora «de aprender e de ter uma professora de inglês».

Na vida de Cristina Ferreira não apareceu uma professora, mas sim um professor. No final de 2017, e apesar de ter uma agenda muitíssimo preenchida, a apresentadora decidiu finalmente avançar para as aulas de inglês. E, para aprender o melhor possível, escolheu os melhores: a Cambridge Assessment English, um departamento da Universidade de Cambridge, referência mundial no que toca à língua inglesa, que se tornou parceira desta aventura e designou o Prof. Jonathan Munro para ajudar. À medida que ia partilhando a sua experiência de aprendizagem nas redes sociais, muitas pessoas perguntavam como é que Cristina estava a estudar e que manual utilizava. Foi nesse momento que surgiu a ideia de lançar um livro sobre essa experiência e sobre esse método, capaz de ajudar todos os interessados em melhorar o seu inglês. Assim, neste livro simples e prático, desenvolvido com o apoio de especialistas da Cambridge, Cristina Ferreira partilha o método de aprendizagem que usou e transmite uma mensagem clara: «Se eu consegui, vocês também conseguem!» Porque, afinal, falar inglês é fácil!

Sobre a Autora

Cristina Ferreira tirou o curso de Ciências da Comunicação com o objetivo de ser jornalista. Ainda estagiou na RTP, no programa Regiões, mas o entretenimento roubou-a ao jornalismo. Entrou para a TVI depois de um curso de apresentação de televisão coordenado por Emídio Rangel. Estreou-se como apresentadora nos diários do programa Big Brother. Seguiu-se o Diário da Manhã e o Você na TV!, programa líder de audiências que conduziu durante 13 anos ao lado de Manuel Luís Goucha. Uma Canção para Ti, A Tua Cara não Me É Estranha, Dança com as Estrelas e Apanha Se Puderes são programas que também apresentou na TVI, antes de, em Setembro de 2018, anunciar a sua mudança para a SIC, naquela que foi a mais noticiada transferência de sempre em Portugal. Na área da Comunicação, tem ainda um blogue, o Daily Cristina, e uma revista em nome próprio, líder de mercado. Foi considerada uma das mulheres mais influentes do país pelo Expresso, pela revista Sábado e pela Forbes Portugal. Em 2016, publicou pela Contraponto o livro de memórias Sentir, que bateu recordes de vendas e alcançou a marca de 100 mil exemplares.