quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Da Teogonia às Metamorfoses: Eros, o Deus do Amor


No próximo dia 24 de Novembro, pelas 11h00, a Casa-Museu Medeiros e Almeida desvenda um dos mitos greco-romanos mais emblemáticos da Mitologia Clássica, ao promover uma visita guiada às suas coleções, sob o tema “Da Teogonia às Metamorfoses: Eros, o Deus do Amor”. Trata-se de uma autêntica viagem no tempo até aos segredos da cultura greco-romana nas coleções da Casa-Museu.

A visita, organizada em parceria com o Mythos, projeto de partilha, divulgação, pesquisa e exploração da mitologia greco-romana, será conduzida por André Ferreira, investigador e responsável por esta entidade.

“O primeiro e, simultaneamente, mais completo relato da origem e da criação de deuses e gigantes encontra-se no poema de Hesíodo, Teogonia, ou seja, O Nascimento dos Deuses. Nesta fabulosa obra, o poeta refere que «o mais belo entre os deuses imortais, que amolece os membros, e a todos os deuses e a todos os homens, sujeita no peito o entendimento e a vontade consciente». É assim que é descrito Eros, o Amor, por Hesíodo.”, salienta o autor da visita.

André Ferreira sublinha ainda que, 16 séculos depois, Ovídio, numa das suas narrativas mais aclamadas de sempre, Metamorfoses, partilha alguns dos mitos clássicos mais famosos desta divindade, tornando-se uma verdadeira fonte de inspiração nas diferentes manifestações de arte, como tapeçaria, relojoaria, pintura, mobiliário: “Um verdadeiro alento que podemos testemunhar nas coleções da Casa-Museu Medeiros e Almeida. Neste espaço cultural, no coração de Lisboa, Eros é senhor e rei - uma manifestação constante que nos transporta para o Universo dos Mitos Clássicos. Verdadeiros testemunhos culturais que foram, são e devem continuar a ser partilhados por todos nós”.

A visita guiada “Da Teogonia às Metamorfoses: Eros, o Deus do Amor”, no dia 24 de Novembro, às 11h00, tem um limite mínimo de participantes de 10 pessoas e máximo de 25. A iniciativa tem um custo de 10€ e inclui a entrada na Casa-Museu Medeiros e Almeida. As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas para mithosgrecoromanos@gmail.com.

A Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, foi recentemente galardoada com o prémio Travellers’ Choice 2018 do site TripAdvisor, na categoria Museus de Portugal, figurando na lista dos 10 melhores museus nacionais. Este é o maior reconhecimento concedido pelo TripAdvisor, atestando máxima excelência, de acordo com avaliações de viajantes de todo o mundo.