quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Literatura Tradicional Portuguesa uma antologia de José Viale Moutinho


Depois de O Livro Português das Fábulas, José Viale Moutinho traz-nos agora Literatura Tradicional Portuguesa, uma riquíssima obra ilustrada que reúne provérbios, contos, adágios, anexins, adivinhas, folclore religioso, quadras, obras de romanceiro e teatro popular, e que chegará às livrarias na sexta-feira, dia 16 de Novembro. 
Literatura Tradicional Portuguesa agrupa textos ideais para ler à lareira (ou, como diz José Viale Moutinho na introdução do livro, “com as pantufas apostas num aquecedor a óleo ou no aconchego do ambiente proporcionado por um acumulador, ou através de um sistema central de ar condicionado!”): produzidos, revistos e aumentados ao longo dos séculos, constituindo sinais identitários da nossa antiquíssima tradição cultural, que a globalização não consegue apagar. 
Esta obra faz-nos redescobrir o nosso importante património cultural, dando voz ao povo português e à sua identidade. 

Sobre o Autor
José Viale Moutinho (Funchal, 1945) é poeta, ficcionista e ensaísta. Possui uma vasta obra editada nas áreas do conto, ensaio, poesia, literatura infantil e na recolha de literatura tradicional portuguesa. Foi distinguido com o Grande Prémio de Conto de Camilo Castelo Branco/APE em 2000, com o Pedrón de Honra da Fundación Pedrón de Ouro, de Santiago de Compostela, em 1995, com o Prémio Rosalía de Castro do Pen Clube da Galiza, em 2012, e com a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores em 2016.