quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Filipa Sáragga cria várias telas com Mickey que celebra 90 anos


O fascínio pela “pureza, encantamento e o lado sonhador, que nos faz acreditar que tudo é possível e que o bem vence sempre”, inspirou a artista plástica, escritora e fundadora de uma associação sem fins lucrativos para crianças, Filipa Sáragga, a criar várias telas com as personagens mais icónicas da Disney e o aniversariante Mickey que celebra 90 anos.  

Filipa Sáragga nasceu em Lisboa, a 26 de maio de 1984, e o imaginário da Disney cresceu com ela. Se os seus primeiros desenhos, em criança, foram inspirados nas personagens da Disney, a celebração do 90º aniversário do icónico Mickey, com quem tudo começou, era o momento certo para uma coleção de telas dedicada àqueles que a inspiraram também a seguir a sua vocação e abraçá-la como profissão.

Visitou pela primeira vez o parque Disneyland Paris aos 5 anos, já viu todos os filmes da Disney, várias vezes, e por isso custa-lhe muito escolher um preferido, mas tem um carinho especial pelo sonhador Peter Pan, “por esta ideia da Terra do Nunca, onde é possível eternizarmos os nossos sonhos e viver o nosso lado de criança”.



Filipa Sáragga licenciou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e, em Fevereiro de 2013, concluiu uma pós-graduação em Desenvolvimento pelas Artes Expressivas, no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.

“A capacidade que a Disney tem, de criar personagens tão variadas, que fazem com que cada um nós consiga encontrar “a sua”, onde, cada personagem, na sua complexidade, consegue representar todos nós, nos nossos medos, dúvidas, alegrias e conquistas, inspira-me e dá-me liberdade enquanto artista, para expor esta diversidade e admiração nas telas.”

O ano de celebração do 90º aniversário da personagem mais icónica da Disney, o Mickey, foi o mote ideal para a criação de uma coleção de telas inspiradas no “mundo imaginário para o qual a Disney nos transporta em todas as histórias”. Mas Filipa garante que não é o fechar de um ciclo de inspiração, é a “renovação de votos a uma paixão que se mantém desde sempre e que tenho a certeza me vai inspirar a fazer outras coleções semelhantes.”