sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Soldado Milhões - Sábados à noite na RTP1


Soldado Milhões, uma homenagem aos milhares de soldados portugueses que combateram na Flandres durante a Primeira Guerra Mundial através de uma narrativa emocionante do herói português: Aníbal Augusto Milhais. Uma minissérie de três episódios que pode acompanhar a partir de 3 de Novembro, nas noite de sábado na RTP1.

Um trabalho de Jorge Paixão da Costa e Gonçalo Galvão Teles que revisita o palco da Primeira Guerra Mundial e nos leva a conhecer o lado humano e afetivo do soldado Milhais. Para Jorge Paixão da Costa este é um projeto especial uma vez que nos permite conhecer o antes e depois da guerra, “a narrativa passa-se, simultaneamente, em duas épocas. A Guerra não terminou quando foi assinando um tratado de paz, pelo contrário. Quem participou neste conflito trouxe-o consigo e nesta série mostramos esse lado”. 

Jorge Paixão da Costa afirma que foi um grande desafio fazer parte deste projeto, visto que o nosso herói português “era um homem de grande humildade e pouco sofisticado, como estamos habituados a ver em outros heróis nacionais. Encontramos nele a simplicidade e a honestidade que fizeram dele uma referência histórica. O maior desafio foi fazer jus à bravura e coragem deste herói”.

 Ao contrário do filme Soldado Milhões, exibido nas salas de cinema em 2017, nesta série encontramos uma conceção de narrativa diferente. A equipa de realizadores esclarece que “a história é construída de forma mais progressiva, existindo outros enredos nunca contados no filme e que aqui ganham destaque, o que permite conhecer ao pormenor a história e vida do soldado que valia milhões”.

Com décadas de carreira, Jorge Paixão da Costa e Gonçalo Galvão Teles encontraram neste projeto um entusiasmo diferente, dissipado nas semanas de gravações. “Quando nos sentámos pela primeira vez e lemos em conjunto o guião, que começava com uma cena da batalha La Lys, lembro-me de olharmos um para o outro e dizermos “não podíamos recusar”. Foi um processo desafiador do primeiro ao último minuto e o sentimento é de dever cumprido, sem dúvida!”.

A importância dos trabalhos de época é destacada por Gonçalo Galvão Teles, pois  “permitem perpetuar nas novas gerações uma parte importante da nossa História. As séries de época têm a particularidade de serem documentos intemporais, que ficam para todo o sempre”. O realizador evidencia também todo o trabalho de produção e de pesquisa que foi “imprescindível para a credibilidade da narrativa. Tanto dos efeitos especiais como do guarda-roupa”.


João Arrais, Miguel Borges, Tiago Teotónio Pereira, Ivo Canelas, António Pedro Cerdeira, Raimundo Cosme, Isac Graça, Graciano Dias, Lúcia Moniz e Nuno Pardal são alguns dos nomes que compõem o elenco de Soldado Milhões, que estreia no sábado, às 21h00, na RTP1.