quarta-feira, 13 de março de 2019

Cruzar a dança com o cinema e o teatro para falar de ofícios tradicionais e cidadania


As artes performativas, o cinema e a dança cruzam-se em Março para (re)descobrir os ofícios tradicionais, aprender a cidadania e explorar as formas de pertença e de integração, numa programação única do 365 Algarve, para adultos e crianças.

Para os mais novos, o Ventania - Festival de Artes Performativas do Barlavento traz um vendaval de 10 peças sobre cidadania global a vários locais de Lagos, Portimão e Sagres (Vila do Bispo), entre 22 a 24 de Março.

As histórias que o teatro, a performance, a música, a dança e o circo contam passam pelo movimento que existe nas falésias do Barlavento Algarvio, o envelhecimento, o valor que tem um saco de papel, até ao imaginar como poderia ser a Terra sem água ou um segredo passado pelos avôs, de geração em geração.

A sessão de cinema Video Lucem deste mês acontece em Portimão,  a 15 de Março, com a exibição de um tesouro do cinema português. Heróis do Mar, de Fernando Garcia (Portugal, 1949, 118 minutos), é um filme raramente exibido, porque o som está dado como perdido, que retrata a vida e o trabalho dos pescadores de bacalhau que partiam para terras distantes. Com um dos mais adorados atores portugueses – António Silva -, o filme mostra também o primeiro papel de cinema da atriz Isabel de Castro.

Com sonoplastia ao vivo a partir do guião original do filme, a exibição de Heróis do Mar é um momento de cinema-performance, com direção e criação da atriz Flávia Gusmão, que homenageia também todos aqueles que viveram a vida árdua da pesca do bacalhau.

Tal como em todas as sessões Video Lucem desta 3.ª edição do 365 Algarve, está disponível a possibilidade de associar o cinema a um roteiro histórico e gastronómico.

No final de Março é a dança que ganha destaque na programação artística 365 Algarve, com a peça Material Men Redux, que se apresenta a 23 de Março, em Loulé, no âmbito dos V Encontros do DeVIR.

De Shobana Jeyasingh, Material Men Redux é um espetáculo que explora, de forma dinâmica e comovente, a violência da perda e da criação de novas formas de pertença e integração.

Com uma banda sonora original, da autoria da australiana Elena Kats-Chernin, Material Men Redux é um dueto virtuoso para dois bailarinos, artistas da diáspora indiana, que escolheram dançar de forma muito diferente.

Os contrastes de estilo, entre a dança clássica indiana e o hip-hop, são os pontos de partida para uma exploração dinâmica do ritmo, do lugar e da história partilhada.

Até 20 de Abril, na Galeria do Convento do Espírito Santo, em Loulé, prossegue a exposição de(a)nunciar AleixoHoje, que integra a programação do 365 Algarve na área das artes visuais-

De(a)nunciar AleixoHoje apresenta-se no âmbito dos V Encontros do DeVIR e é constituída por 10 instalações que abordam questões da atualidade, de âmbito local e internacional, que certamente mereceriam o interesse e a atenção do Poeta António Aleixo, caso fosse nosso contemporâneo.

Em 2019 completam-se 120 anos do seu nascimento e esse facto é razão mais do que suficiente para lembrarmos o homem e festejarmos a sua obra, à luz dos nossos dias e do que neles acontece. Falar dele e da sua obra é também refletir sobre nós, sobre a nossa identidade. Como a ele (e também a nós), não nos chega entreter e animar, queremos promover olhares contemporâneos sobre temas pertinentes que contribuam para melhor compreendermos a nossa realidade.

Sobre o 365 Algarve
Entre Outubro e Maio, o 365 Algarve apresenta uma programação cultural dinâmica e de elevada qualidade que promete criar na região algarvia momentos ímpares de alegria, conhecimento e entretenimento.

A Viagem é o tema da edição deste ano. Um conceito que simboliza o que o 365 Algarve se propõe fazer ao longo de oito meses, oferecendo a oportunidade de, simultaneamente, usufruir de um território de características especiais, único na conjugação entre mar e serra, e de um total de 402 espetáculos, entre concertos, teatro, eventos e visitas ao património cultural desta região de Portugal.

O desafio desta Viagem é o da descoberta de outros mundos, palpáveis e, também, imateriais. Percorrendo os vários concelhos algarvios, o 365 Algarve guia este percurso através da música, das artes performativas, do cinema e da literatura, conjugando-os com as tradições e história da região, numa aventura de exploração e descoberta que une as artes e o turismo.

A programação completa encontra-se disponível no site www.365algarve.pt e nas redes sociais.