terça-feira, 12 de março de 2019

Música vocal e um piano a várias mãos recriam salão oitocentista no Palácio da Pena


O ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena” regressa nos dias 15 e 16 de Março, às 21h00, com uma viagem no tempo. Nas duas noites, evoca-se a música doméstica, prática muito popular desde meados do século XIX até inícios do século XX, no âmbito da qual as famílias e grupos de amigos se reuniam, geralmente após uma refeição, para fazer música em conjunto, quase de improviso, em ambiente descontraído.

Protagonistas do programa “No salão oitocentista: música vocal e para piano a várias mãos” serão os sopranos Rita Marques e Ana Franco, o meio-soprano Ana Ferro, bem como os pianistas Joana David, Nuno Margarido Lopes e João Paulo Santos. O repertório reunido inclui peças de Schumann, Meyerbeer, Hahn, Gounod, Fauré, Czerny, entre outros.

Com pesquisa musicológica a cargo de Luísa Cymbron e de João Paulo Santos, estes concertos reproduzem, assim, um quadro de época que oferece uma verdadeira viagem ao interior de um salão doméstico oitocentista.

Os Serões Musicais prolongam-se até 30 de Março, todas as sextas-feiras e sábados, no Salão Nobre do Palácio da Pena, espaço com uma capacidade de 80 lugares.

O ciclo Serões Musicais no Palácio da Pena é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. Os “Serões Musicais” iniciam a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que prossegue em maio com os “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra” e termina com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, em Outubro e Novembro.