quinta-feira, 7 de março de 2019

MOTELX Coimbra de 7 a 10 de Março


A convite da Câmara Municipal de Coimbra, o MOTELX aterra na cidade dos estudantes com uma programação exclusiva que, durante quatro dias, vai exibir o melhor do cinema de terror nacional e internacional nos espaços privilegiados do Convento São Francisco e da Casa Municipal da Cultura.

“Mandy” é uma das longas que compõem esta programação especial. Um dos filmes de terror mais marcantes do ano passado, estreado em Sundance e ovacionado em Cannes, marca o regresso do cineasta Panos Cosmatos e conta com uma memorável interpretação de Nicolas Cage. Esta sessão imperdível tem lugar sexta-feira, 8 de Março, às 18h30, no cenário único da Antiga Igreja do Convento São Francisco.

Também “The House That Jack Built”, do polémico e conceituado realizador dinamarquês, Lars von Trier, vai ser exibido sábado, 9 de Março, às 21h30, na Black Box do Convento São Francisco. Este filme sobre um serial killer, interpretado por Matt Dillon, assinala o regresso do realizador ao género depois do longínquo “Epidemic” e do mais recente “Antichrist.

Outro ponto alto desta programação é a longa portuguesa “Mutant Blast” de Fernando Alle. Depois de alguma notoriedade em festivais de género com as curtas-metragens “Papá Wrestling” e “Banana Motherfucker”, Alle completa um projecto de longa data que conta com o apoio precioso de Lloyd Kaufmann e da sua Troma. Com tais referências, pode esperar-se uma sessão bastante ruidosa a ter lugar hoje às 21h00, na Black Box do Convento São Francisco.

O cinema português marcará também presença em duas sessões de curtas-metragens, às quais se juntam outras tantas internacionais, sábado, dia 9, às 15h00 e domingo, dia 10, às 18h30 no Convento São Francisco. Entre elas estão: "O Coração Revelador" da actriz e realizadora São José Correia, "A Estranha Casa na Bruma" de Guilherme Daniel (vencedor do MOTELX 2018), "Moscatro" de Patrícia Maciel com Soraia Chaves, "Freelancer" de Francisco Lacerda e Francisco A. Lopes, "O Quadro" de Paulo Araújo e "Insanium" de Rui Pedro Sousa são algumas delas. Ambas as sessões contam com a presença dos realizadores.

Os mais novos e as famílias não foram esquecidos. Sábado e domingo, às 11h30, na Casa Municipal da Cultura, acontecem duas sessões de curtas Lobo Mau, a secção infanto-juvenil do MOTELX. A entrada é livre.