terça-feira, 5 de março de 2019

A Monstrinha está de volta e traz muita animação para toda a família


A Monstrinha, secção de filmes para Pais e Filhos da Monstra - Festival de Animação de Lisboa, regressa a Lisboa, com sessões durante os dois fins de semana do Festival, que este ano se realiza entre 20 a 31 de Março.

O Festival arranca no dia 20 de Março com a ante-estreia do filme "The Queen’s Corgi", um filme de aventuras, cujo protagonista é o cão de estimação da Rainha de Inglaterra. O realizador Ben Stassen vai estar em Lisboa a apresentar esta longa-metragem, cuja estreia comercial no nosso país está agendada para o dia 4 de Abril.  

Mas há mais estreias na Monstrinha: duas longas-metragens em competição "Captain Morten and the Spider Queen", de Kaspar Jancis, um filme de aventuras sobre um rapaz que se vê reduzido a tamanho de inseto; e "Tito e os Pássaros", filme brasileiro realizado por Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar sobre um menino que salva o mundo de uma epidemia contraída pelo medo. Os realizadores destes filmes vão estar presentes no festival.

Uma vez que em 2019 é homenageado o cinema de animação do Canadá, a Monstra programa para as famílias uma sessão de curtas do National Film Board of Canada, a grande produtora de cinema independente canadiana que este ano completa 80 anos de existência.

No Cinema Ideal, são exibidos filmes para as famílias, como "Ernest & Celestine", realizado por Stéphane Aubier, Vincent Patar e Benjamin Renner (homenagens), no dia 23 de Março e "The Secret of Kells", com realização de Tomm Moore e Nora Twomey, no dia seguinte.


Na Cinemateca Júnior, novo espaço de acolhimento do Festival, vai ser feita uma homenagem ao famoso Mickey Mouse, com exibição de vários filmes, no sábado, dia 30 de Março, às 16h.

Também no dia 30 de Março, no Cinema City Alvalade, estreia no nosso país o filme italiano "Leo Da Vinci - Missão Mona Lisa", uma homenagem às invenções e descobertas de Leonardo Da Vinci, no ano em que se celebra os 500 anos sobre o seu falecimento. É também neste espaço que é exibido o filme "Eleanor Secrets", de Dominique Monféry, no último dia do festival.

E para os mais pequeninos, o Festival continua a programar no Cinema São Jorge, o BabyMonstrinha, sessões gratuitas para bebés e crianças até aos 3 anos, pensada nas necessidades dos filhos e dos pais, permitindo a entrada e saída da sala.

Além das sessões de cinema, vai realizar-se no Cinema São Jorge, durante os dois fins de semana do festival, várias oficinas de animação para Pais e Filhos, das 10h às 13h.

A Monstra realiza-se no Cinema São Jorge, Cinema Ideal, Cinemateca Júnior, Cinema City Alvalade e Museu Nacional de Etnologia. E este ano o festival estende as sessões Pais e Filhos ao teatromosca, no Cacém, Centro Cultural de Carnide e Junta de Freguesia do Laranjeiro e Feijó, em Almada.